A importância do aleitamento materno na primeira hora de vida do recém-nascido: conhecimento a estratégia do enfermeiro.
DOI:
https://doi.org/10.21727/rpu.v15iEspecial.3884Resumo
O presente estudo teve por objetivo analisar de que forma a influência do manejo clínico favorece para a prática do Aleitamento Materno e descrever possíveis Diagnósticos de Enfermagem, de interesse na primeira hora de vida. O método utilizado foi de estudo qualitativo, exploratório, descritivo, realizado por meio de revisão integrada da literatura. O teórico de Enfermagem utilizado foi a Teoria das Necessidades Humanas Básicas de Wanda de Aguiar Horta, o seu objetivo principal é apoio ou cuidado de pessoas de forma autônoma de acordo com suas necessidades básicas. A pesquisa trouxe como resultados três categorias, essas são: Benefícios do Aleitamento Materno na primeira hora de vida do RN, principais diagnósticos de enfermagem na primeira hora e Estratégias da enfermagem utilizadas no manejo clínico para promoção do aleitamento materno. Sistematização da Assistência de Enfermagem como estratégia eficaz, sua implementação é uma ferramenta de comunicação que possibilita atividades efetivas do enfermeiro no apoio ao lactente e estimula subsídios para o planejamento, coordenação e avaliação das intervenções de cuidado. Conclui-se que a enfermagem possui múltiplas estratégias de promoção do aleitamento materno na primeira hora de vida.
Palavras-Chave: Aleitamento Materno; Enfermagem; Neonatal.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Nathália Soares de Oliveira Müller de Macedo, Alessandra da Silva Souza, Catia Maria Santos Diogo da Silva, Thainá Oliveira Lima, Mario Luiz Jacobino Ribeiro, José Carlos do Nascimento
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/