Música, Educação Permanente e Trabalho em Saúde: O que a enfermagem que atuou em tempos de Covid-19 tem a dizer?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21727/rpu.v15iEspecial.3899

Resumo

Os dados do recorte desta pesquisa de mestrado possibilitaram entender ao questionamento sobre os benefícios da música terapêutica como ferramenta de cuidado de si e educação permanente em saúde para a equipe de enfermagem que atuou durante a pandemia de Covid-19. Esse período histórico ocasionou sintomas de estresse agudo e ansiedade, e exigiu recursos humanos que pudessem aliviar essas tensões. Objetivo geral: compreender como a música contribuiu para o cuidado de si das equipes de enfermagem que atenderam aos pacientes com Covid-19 na pandemia, e como pode ser utilizada como uma ferramenta da educação permanente em saúde (EPS). Pesquisa narrativa de abordagem qualitativa, com 7 enfermeiros e 9 técnicos de enfermagem, durante a performance com uma orquestra de cordas, em um concerto musical realizado na unidade de trabalho e materializado em um roteiro de entrevistas com onze perguntas transcritas e analisados em categorias temáticas conforme Bardin. Os resultados apontaram que a música foi capaz de proporcionar alívio emocional, autocuidado, facilitação da comunicação e empatia e integração na educação permanente em saúde. A música como tecnologia leve, foi utilizada com fins de produção de cuidado, acolhimento, promoção de bem-estar e propagadora de sentimentos de esperança, ofertada aos trabalhadores em situação de fragilidades. Espera-se que os achados da pesquisa contribuam para a conscientização do cuidado de si e EPS da equipe de enfermagem, e incrementados nos programas que assegurem a prática da música terapêutica em ambientes hospitalares.

Palavras chave: Música Terapêutica; Cuidado de Si; Equipe de Enfermagem; Acolhimento;  Covid-19.

 

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Biografia do Autor

Marcone Ferreira de Souza, Universidade Federal Fluminense (UFF)/MPES

Mestrando do Programa de Mestrado Profissional em Ensino na Saúde. Universidade Federal Fluminense(UFF). Niterói, RJ, Brasil.                       

Ândrea Cardoso de Souza, Universidade Federal Fluminense (UFF)/MPES

Docente do Mestrado Profissional em Ensino na Saúde. Universidade Federal Fluminense (UFF). Niterói, RJ, Brasil.                

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Publicado

2024-10-04