Desenvolvimento de um aplicativo móvel à luz da Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem em Saúde Coletiva – CIPESC®
DOI:
https://doi.org/10.21727/rpu.v14i3.3902Resumo
Na busca de consolidar a enfermagem como ciência se faz necessário a utilização de instrumentos científicos que tenham como objetivo proporcionar uma linguagem padronizada e oferecer suporte nas Teorias de Enfermagem. Objetivou-se construir um aplicativo móvel para utilização da Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem em Saúde Coletiva (CIPESC®). Para o desenvolvimento do produto, o software foi intitulado de CIPESC® Fácil, onde se adotou a metodologia de construção de ambientes virtuais, proposta por Mendoza e Galvis, as quais etapas se constituíram na Análise e desenho do CIPESC® Fácil; Modelagem do CIPESC® Fácil; e Prototipação do CIPESC® Fácil. O software desenvolvido neste estudo, denominado CIPESC® Fácil, se trata de uma tecnologia que visa facilitar o processo de ensino e aprendizagem, tanto para os profissionais da saúde como também para os estudantes de enfermagem no que se refere à utilização da Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem em saúde Coletiva. O produto possibilita que estudantes e/ou profissionais enfermeiros tenham embasamento teórico sobre a CIPESC® e assim apliquem esses conhecimentos com maior autonomia e segurança na sua realidade assistencial e clínica.
Palavras-chave: Aprendizagem; Processo de Enfermagem; Terminologia padronizada em Enfermagem; Tecnologia Biomédica.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Raimundo Tavares de Luna Neto, David Ederson Moreira do Nascimento, Kaio Flávio Freitas de Souza, Hysadora Karolinne da Silva Costa, Adriano da Silva Araújo, Rosa Maria Esteves Moreira da Costa, Zélia Maria de Sousa Araújo Santos, Vera Maria Benjamim Werneck
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/