Educação permanente na reorganização do processo de trabalho de uma emergência hospitalar: um diagnóstico situacional
DOI:
https://doi.org/10.21727/rpu.v14i3.3910Resumo
A emergência hospitalar desempenha um papel crucial na redução de óbitos e possíveis complicações advindas de situações potencialmente críticas. Entretanto, é possível observar diversas fragilidades teórico-práticas por parte dos trabalhadores da unidade de emergência, de modo a comprometer a assistência ao paciente. Assim, este estudo visa realizar um diagnóstico situacional com a equipe de emergência sobre as ações educativas necessárias para a melhoria do processo de trabalho. Trata-se de uma pesquisa descritiva e exploratória, com abordagem metodológica qualitativa, estruturada na primeira fase da Pesquisa Convergente Assistencial. Os participantes do estudo foram os trabalhadores do setor de emergência do Hospital Geral de Arraial do Cabo. Para a coleta de dados foi foram realizadas entrevistas individuais com questões semiestruturadas, que foram analisadas a partir da análise de conteúdo Bardin. A análise de conteúdo gerou duas categorias e duas subcategorias. Observou-se que os profissionais de saúde têm dificuldade em diferenciar a Educação Permanente da Educação Continuada. Os profissionais sugeriram como estratégias a realização de ações educativas frequentes, em grupos, alinhadas com as demandas profissionais, além de considerarem a inclusão e comunicação multiprofissional, utilizando-se das tecnologias relacionais para o fortalecimento do processo educativo. O diagnóstico situacional demostrou a percepção dos trabalhadores sobre a ausência de ações educativas, o significado da Educação Permanente para eles, bem como os estimulou a refletir sobre estratégias para inserção da prática educativa no setor, trazendo visibilidade para as relações multiprofissionais e relacionais, a necessidade de escuta e diálogo entre os trabalhadores e gestores, e a valorização do esforço coletivo.
Palavras-Chave: Serviços Médicos de Emergência; Educação Permanente; Capacitação em Serviço; Administração de Serviços de Saúde.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Gabryella Vencionek Barbosa, Elaine Antunes Cortez, Geilsa Soraia Cavalcanti Valente, Virgínia Faria Damásio Dutra, Claudia Maria Messias, Yasmin Saba de Almeida
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/