Telessaúde no cuidado primário à saúde de ribeirinhos
um protocolo de revisão de escopo
DOI:
https://doi.org/10.21727/rpu.v14iEspecial.3927Resumo
Objetivou-se identificar ações de telessaúde realizadas para efetivação do cuidado primário a saúde de população ribeirinha. Trata-se de revisão de escopo conduzida de acordo com as premissas do Joanna Briggs Institute e registrado no portal Open Science Framework. Definiu-se como questão de revisão: "Quais as ações de telessaúde são realizadas para efetivação do cuidado primário a saúde de população ribeirinha?" Os critérios de elegibilidade estão associados às publicações disponíveis para consulta na íntegra com abordagens metodológicas qualitativas, quantitativas, mistas, reflexões, editoriais, diretrizes, manuais e políticas. Não haverá restrições geográficas ou temporais. As buscas ocorrerão nas bases EMBASE, MEDLINE via PUBMED, Scopus, Web of Science e CINAHL e nos Portais: Periodicos CAPES e Regional da Biblioteca Virtual de Saúde. Os dados serão apresentados de forma descritiva e a primeira representação será por meio da utilização do fluxograma PRISMA. Posteriormente, será apresentado quadro sinóptico com os principais achados. Espera-se que esta revisão consiga sumarizar as formas de influência da telessaude no atendimento à população ribeirinha, seja na assistência direta ou na melhora da resolubilidade das equipes de saúde. Acredita-se que esta análise poderá auxiliar a construção de ações mediadas por TICs e estimulará a criação de políticas públicas de saúde e educação.
Palavras-Chave: Atenção Primária a Saúde; População Ribeirinha; Telessaúde.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Magda Guimarães de Araujo Faria, Ananda Miranda de Lima, Fádia Carvalho Pacheco
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/