O impacto do bullying e o conhecimento dos acadêmicos de enfer-magem nas ações de prevenção
Palavras-chave:
Enfermagem, Bullying, Prevenção, Cuidado.Resumo
Objetivos: descrever o conhecimento dos acadêmicos do curso graduação em enfermagem relativo ao bullyinge avaliar o conhecimento do acadêmico de enfermagem perante as ações de prevenção do bullying. Metodologia: estudo de natureza qualitativa e abordagem descritiva. A produção de dados foi por meio de questionário estruturado. Os sujeitos da pesquisa foram trinta e três discentes do curso de enfermagem de uma Universidade do município de Vassouras/RJ. Em respeito aos aspectos éticos e legais da pesquisa, o projeto foi avaliado pelo do Comitê de Ética e Pesquisa da Universidade Severino Sombra, com aprovação sob o n.1.252.693. Os dados foram analisados pelo método de análise de conteúdo temático segundo Bardin. Foram construídas duas categorias: falando sobre bullying, composta por três subcategorias: conhecimento dos discentes sobre bullying, bullyinge preconceito e presenciando o fenômeno bullying. Bullying como prevenir? composta de três subcategorias: as repercussões sobre os discentes, como enfrentar o bullyinge parceiros contra o bullying. Resultados: os dados apontam que os discentes possuem conhecimento teórico sobre esse fenômeno e sobre os prejuízos causados pelo mesmo nos indivíduos. Conclusão: o fenômeno bullyingé uma realidade nas instituições de ensino, gerando danos físicos, mentais e sociais. Só agora vem ganhando destaque em pesquisas e discussões. Fato que demonstra a importância da enfermagem na prevenção e criação de estratégias eficazes nessa luta contra o bullying, trabalhando de forma interdisciplinar e promovendo a amizade, o respeito e ambientes sem violência, onde se estabeleçam relações saudáveisDownloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/