Aquecer para promover a vida: prevenção da hipotermia neonatal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21727/rpu.v15i1.4025

Resumo

Introdução: Diante da gravidade e repercussões que a hipotermia pode desencadear no neonato, ressalta-se a necessidade de identificar e compartilhar as melhores práticas utilizadas para prevenção de hipotermia neonatal. Assim, objetiva-se descrever da construção de uma cartilha educativa para a prevenção da hipotermia em recém-nascido (RN). Metodologia: Trata-se de um relato de experiência, baseado na construção de uma cartilha educativa, fruto de um programa de extensão, vinculado ao curso de Enfermagem da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, realizado no período de maio a dezembro de 2022, por docente e discentes de enfermagem. A construção desse instrumento se deu por oito etapas. Resultados: A cartilha foi construída com a finalidade de fornecer informações para mães, pais, familiares, cuidadores, profissionais de saúde, acadêmicos e todos envolvidos no cuidado ao recém-nascido, na perspectiva de prevenir a hipotermia. Discussões: O uso de materiais educativos, como cartilhas e folders, tem um impacto positivo na educação em saúde, pois contribuem para o compartilhamento de conhecimento, no esclarecimento de dúvidas no dia a dia, e podem ser utilizados como uma ferramenta para reforçar as orientações verbais. Considerações finais: Assim, considera-se que essa cartilha é um instrumento tecnológico que busca qualificar a assistência ao RN para reduzir os riscos, danos e agravos à saúde, de tal modo que possa favorecer a redução de morbimortalidade neonatal que se encontra elevada no nosso país e no mundo.

Palavras-chave: Recém-nascido; Neonatologia; Enfermagem neonatal; Educação em saúde, Promoção da Saúde.

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Biografia do Autor

Lucas Amaral Martins, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)

Doutor em Enfermagem e Saúde, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – UFRB, Santo Antônio de Jesus, Bahia, Brasil.

Irleidiane de Jesus Santos, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)

Acadêmica de Enfermagem, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – UFRB, Santo Antônio de Jesus, Bahia, Brasil. 

Aline Cristiane de Sousa Azevedo Aguiar, Universidade Estadual da Bahia (UNEB)

Doutora em Enfermagem, Universidade Estadual da Bahia – UNEB, Guanambi, Bahia, Brasil. 

Veila Santos Neves, Universidade Estadual da Bahia (UNEB)

Acadêmica de Enfermagem, Universidade Estadual da Bahia – UNEB, Guanambi, Bahia, Brasil. 

Irene Brito Lima, Universidade Estadual da Bahia (UNEB)

Acadêmica de Enfermagem, Universidade Estadual da Bahia – UNEB, Guanambi, Bahia, Brasil. 

Aisiane Cedraz Morais, Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)

Doutora em Enfermagem, Universidade Estadual de Feira de Santana – UEFS, Feira de Santana, Bahia, Brasil. 

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Publicado

2024-04-30

Edição

Seção

Trabalho Premiado