Aquecer para promover a vida: prevenção da hipotermia neonatal
DOI:
https://doi.org/10.21727/rpu.v15i1.4025Resumo
Introdução: Diante da gravidade e repercussões que a hipotermia pode desencadear no neonato, ressalta-se a necessidade de identificar e compartilhar as melhores práticas utilizadas para prevenção de hipotermia neonatal. Assim, objetiva-se descrever da construção de uma cartilha educativa para a prevenção da hipotermia em recém-nascido (RN). Metodologia: Trata-se de um relato de experiência, baseado na construção de uma cartilha educativa, fruto de um programa de extensão, vinculado ao curso de Enfermagem da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, realizado no período de maio a dezembro de 2022, por docente e discentes de enfermagem. A construção desse instrumento se deu por oito etapas. Resultados: A cartilha foi construída com a finalidade de fornecer informações para mães, pais, familiares, cuidadores, profissionais de saúde, acadêmicos e todos envolvidos no cuidado ao recém-nascido, na perspectiva de prevenir a hipotermia. Discussões: O uso de materiais educativos, como cartilhas e folders, tem um impacto positivo na educação em saúde, pois contribuem para o compartilhamento de conhecimento, no esclarecimento de dúvidas no dia a dia, e podem ser utilizados como uma ferramenta para reforçar as orientações verbais. Considerações finais: Assim, considera-se que essa cartilha é um instrumento tecnológico que busca qualificar a assistência ao RN para reduzir os riscos, danos e agravos à saúde, de tal modo que possa favorecer a redução de morbimortalidade neonatal que se encontra elevada no nosso país e no mundo.
Palavras-chave: Recém-nascido; Neonatologia; Enfermagem neonatal; Educação em saúde, Promoção da Saúde.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Lucas Amaral Martins, Irleidiane de Jesus Santos, Aline Cristiane de Sousa Azevedo Aguiar, Veila Santos Neves, Irene Brito Lima, Aisiane Cedraz Morais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/