Trabalho e saúde mental: produzindo reflexões com docentes de magistério superior em enfermagem
DOI:
https://doi.org/10.21727/rpu.v14iEspecial.4039Resumo
Este estudo objetiva refletir junto aos docentes de magistério superior em enfermagem sobre a relação entre o trabalho docente e a promoção da saúde mental. Trata-se de um estudo descritivo e exploratório, de abordagem qualitativa, do tipo Pesquisa Convergente Assistencial. Por se tratar do recorte de uma dissertação, neste artigo será discutido uma etapa da fase de perscrutação, que se trata da entrevista-conversação através da problematização pelo arco de Maguerez. A coleta de dados aconteceu entre os meses de abril e junho de 2022, contando, nesta etapa, com a participação de 7 docentes de uma Universidade Federal no Estado do Rio de Janeiro. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa, com o número de CAAE: 49377721.5.0000.5243. Durante a caminhada pelas etapas do arco, os diálogos evidenciam as relações de poder e as relações interpessoais como grandes desestimuladoras na produção de cuidado e de saúde mental no trabalho. Posturas de centralização de poder e individualidade, reforçam a manutenção de organizações rígidas que não favorecem a saúde dos profissionais, interferem nas tentativas de problematização das práticas e dos processos de trabalho, e consequentemente, prejudicam na concretização de um espaço e de uma política institucional para que ocorra participação ativa dos trabalhadores, defrontando as relações de poder. Ademais, reflete-se sobre que diretrizes e políticas se fazem necessárias para pensar saúde mental nas universidades, de modo que haja uma maior diligência no lidar com os conflitos e com as relações de poder.
Palavras-Chave: Docentes; Enfermagem; Saúde Mental; Promoção da Saúde; Universidades.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Natânia Candeira dos Santos, Elaine Antunes Cortez, Geilsa Soraia Cavalcanti Valente, Mariana de Oliveira Marques da Silva, Lilian Maria de Oliveira Ferreira, Carina Corrêa Bonates Campos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/