Trabalho e saúde mental: produzindo reflexões com docentes de magistério superior em enfermagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21727/rpu.v14iEspecial.4039

Resumo

Este estudo objetiva refletir junto aos docentes de magistério superior em enfermagem sobre a relação entre o trabalho docente e a promoção da saúde mental. Trata-se de um estudo descritivo e exploratório, de abordagem qualitativa, do tipo Pesquisa Convergente Assistencial. Por se tratar do recorte de uma dissertação, neste artigo será discutido uma etapa da fase de perscrutação, que se trata da entrevista-conversação através da problematização pelo arco de Maguerez. A coleta de dados aconteceu entre os meses de abril e junho de 2022, contando, nesta etapa, com a participação de 7 docentes de uma Universidade Federal no Estado do Rio de Janeiro. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa, com o número de CAAE: 49377721.5.0000.5243. Durante a caminhada pelas etapas do arco, os diálogos evidenciam as relações de poder e as relações interpessoais como grandes desestimuladoras na produção de cuidado e de saúde mental no trabalho. Posturas de centralização de poder e individualidade, reforçam a manutenção de organizações rígidas que não favorecem a saúde dos profissionais, interferem nas tentativas de problematização das práticas e dos processos de trabalho, e consequentemente, prejudicam na concretização de um espaço e de uma política institucional para que ocorra participação ativa dos trabalhadores, defrontando as relações de poder. Ademais, reflete-se sobre que diretrizes e políticas se fazem necessárias para pensar saúde mental nas universidades, de modo que haja uma maior diligência no lidar com os conflitos e com as relações de poder.

Palavras-Chave: Docentes; Enfermagem; Saúde Mental; Promoção da Saúde; Universidades.

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Biografia do Autor

Natânia Candeira dos Santos, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Mestre em Ensino na Saúde - MPES/UFF. Enfermeira - Saúde do trabalhador, Universidade Federal Fluminense (UFF). Niterói, Rio de Janeiro, Brasil.

Elaine Antunes Cortez, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Doutora, Docente da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa - EEAAC- Universidade Federal Fluminense (UFF). Niterói, Rio de Janeiro, Brasil. 

Geilsa Soraia Cavalcanti Valente, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Doutora, Docente da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa Costa - EEAAC- Universidade Federal Fluminense (UFF). Niterói, Rio de Janeiro, Brasil. 

Mariana de Oliveira Marques da Silva, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Fisioterapeuta (Esp), Servidora da Saúde do Trabalhador/ Universidade Federal Fluminense (UFF). Niterói, Rio de Janeiro, Brasil. 

Lilian Maria de Oliveira Ferreira, Instituto Federal Baiano (IFBaiano)

Pedagoga, Técnica em Assuntos Educacionais / Instituto Federal Baiano (IF Baiano) / Salvador, Bahia, Brasil. 

Carina Corrêa Bonates Campos, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Enfermeira. Mestre em Ensino na Saúde (MPES/UFF). Universidade Federal Fluminense (UFF). Niterói, Rio de Janeiro, Brasil.

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Publicado

2023-11-23