Câncer de mama masculino: conhecimentos, mitos e implicações para para o cuidado de enfermagem
Resumo
O câncer é uma neoplasia ocasionada por uma ruptura dos mecanismos regulares da multiplicação celular, uma célula começa a crescer e dividir-se desordenadamente, insensíveis aos mecanismos reguladores normais (INCA 2008). As neoplasias podem acometer diversas partes do corpo sendo a mama um local de grande frequência e incidência desta manifestação. O que é de pouco conhecimento da população em geral é o acometimento da doença entre os homens, que pode ocorrer apesar de rara e com aumento significativo nos últimos anos. Objetivo: identificar o conhecimento do homem sobre o câncer de mama no sexo masculino. Identificar a percepção do homem sobre sua mama. Analisar as implicações para os cuidados de Enfermagem. Trata-se de uma pesquisa exploratória com abordagem qualitativa, em que foram entrevistados 30 homens na faixa etária de 18 a 60 anos de idade, no Campus Universitário Severino Sombra. Como resultado foi percebido a falta de conhecimento da população masculina sobre o câncer de mama no gênero, o não reconhecimento da mama como parte do corpo masculino e a relevância da atuação do enfermeiro na prevenção da doença, como agente de promoção em saúde. Desta forma a falta de conhecimento por parte da população alvo da pesquisa e a baixa adesão ao tratamento preventivo de saúde, tornando a mesma mais vulneral a patologia e a um prognostico menos favorável. Faz-se relevante a educação em saúde por parte dos enfermeiros em prol da população com a utilização de estratégias que atraia os mesmo modificando a concepçãoDownloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/