Importância do conhecimento dos enfermeiros sobre o autismo e suporte familiar: relato de experiência
Resumo
O autismo é uma síndrome que apresenta comprometimentos nos domínios do desenvolvimento humano como a comunicação, a socialização e a imaginação, conhecidas como condições que são associadas à inteligência normal. Objetivo: contribuir com a enfermagem, a partir do desenvolvimento de um relato de experiência, buscando auxiliar nos cuidados, promoção da saúde para uma assistência de qualidade ao portador de autismo e família. Metodologia: estudo qualitativo, descritivo, desenvolvido através do relato de experiência. Os dados foram descritos mediante as falas da própria autora, o que possibilitou a construção do processo de reflexão e discussão mediante o diagnóstico de autismo. Resultados: apontam para importância do diagnóstico precoce, à partir daí se inicia um processo de readaptação dos pais, da família, da criança e uma direção certa faz toda a diferença para o desenvolvimento do autista. Categorias emergiram do relato, dentre ele destacam-se: visão dos pais em relação ao diagnóstico; sentimentos diante da falta de conhecimento dos enfermeiros; papel da equipe de enfermagem ao portador do autismo; e humanização no atendimento ao portador de autismo. Considerações finais: qualidade de vida, perspectiva de saúde e desenvolvimento é o que se espera, bem como estabelecer formas de se comunicar de forma mais plena e satisfatória. O diagnóstico precoce implica diretamente no resultado do tratamento, para tanto há necessidade de profissionais capacitados e o apoio familiar, no tratamento da criança autista.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/