A influência da dieta da gestante na preferência alimentar e saúde bucal do bebê: revisão integrativa
DOI:
https://doi.org/10.21727/rpu.v14iEspecial.4116Resumo
Objetivo: Avaliar a influência da dieta de gestantes sobre a preferência alimentar do bebê e por consequência o reflexo para a saúde bucal do mesmo. Métodos: Trata-se de revisão integrativa da literatura (RIL), realizada em oito bases de dados, utilizando os descritores: Dieta na gravidez, Gustação, Sabor, Odontopediatria e Aleitamento Materno combinados com os operadores booleanos AND e OR. Incluíram exclusivamente artigos que respondiam à questão norteadora, nos idiomas inglês, português e espanhol. Excluíram artigos duplicados, teses, cartas e guidelines. Resultados: Inicialmente, identificaram-se 1340 artigos, restando 15 artigos após observação dos critérios de elegibilidade. Esses resultados expressam uma lacuna de conhecimento na temática, indicando notável premência de investigações que possam redundar em evidências acerca do estado atual do assunto. Considerações finais: A RIL permite inferir uma associação entre dieta da gestante, preferência alimentar e saúde bucal do bebê. Assim, é relevante ampliar e estimular programas de educação e segurança alimentar voltados para gestantes, visando reduzir vulnerabilidades do recém-nascido, abordando especificamente a saúde bucal.
Palavras-Chave: Alimentação na Gravidez; Paladar; Odontopediatria; Aleitamento Materno; Saúde Bucal.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Carla Cristina Neves Barbosa, Danilo Antonio Duarte
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/