Saúde Mental na Escola: Reflexão Teórico-Prática
DOI:
https://doi.org/10.21727/rpu.v14iEspecial.4129Resumo
A escola possui diversos meios de auxiliar na promoção da saúde mental dos jovens. No Brasil, o Programa Saúde na Escola é uma política intersetorial que tem um papel significativo na promoção da saúde dos escolares. Este artigo tem como objetivo refletir sobre a inserção de ações de saúde mental no âmbito escolar. Trata-se de uma reflexão baseada em experiência teórico-prática de pesquisa. Utilizou-se a abordagem qualitativa Sociopoética na prática realizada com adolescentes escolares de uma escola pública de Niterói- RJ, Brasil. A partir da literatura investigada e da experiência de campo foi possível conhecer as principais necessidades e princípios que podem nortear ações intersetoriais para a inclusão da saúde mental no Programa Saúde na Escola. Concluiu-se que a participação social, a valorização da ambiência, a sensibilização e capacitação dos agentes escolares para as questões de saúde mental, o envolvimento com o setor cultural, a participação dos profissionais de saúde da atenção básica e o empoderamento dos escolares são elementos fundamentais para uma política pública de atenção à saúde mental nas escolas.
Palavras-Chave: Adolescente; Serviços de Saúde Escolar; Saúde Mental; Promoção da Saúde.
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Copyright (c) 2023 Claudia Mara de Melo Tavares, Juliana Tavares e Souza, Linda Nice Gama, Marilei de Melo Tavares, Laís Mariano de Paiva, José Carlos Carvalho
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