Saúde Mental na Escola: Reflexão Teórico-Prática
DOI:
https://doi.org/10.21727/rpu.v14iEspecial.4129Resumo
A escola possui diversos meios de auxiliar na promoção da saúde mental dos jovens. No Brasil, o Programa Saúde na Escola é uma política intersetorial que tem um papel significativo na promoção da saúde dos escolares. Este artigo tem como objetivo refletir sobre a inserção de ações de saúde mental no âmbito escolar. Trata-se de uma reflexão baseada em experiência teórico-prática de pesquisa. Utilizou-se a abordagem qualitativa Sociopoética na prática realizada com adolescentes escolares de uma escola pública de Niterói- RJ, Brasil. A partir da literatura investigada e da experiência de campo foi possível conhecer as principais necessidades e princípios que podem nortear ações intersetoriais para a inclusão da saúde mental no Programa Saúde na Escola. Concluiu-se que a participação social, a valorização da ambiência, a sensibilização e capacitação dos agentes escolares para as questões de saúde mental, o envolvimento com o setor cultural, a participação dos profissionais de saúde da atenção básica e o empoderamento dos escolares são elementos fundamentais para uma política pública de atenção à saúde mental nas escolas.
Palavras-Chave: Adolescente; Serviços de Saúde Escolar; Saúde Mental; Promoção da Saúde.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Claudia Mara de Melo Tavares, Juliana Tavares e Souza, Linda Nice Gama, Marilei de Melo Tavares, Laís Mariano de Paiva, José Carlos Carvalho
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/