Saúde Mental na Escola: Reflexão Teórico-Prática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21727/rpu.v14iEspecial.4129

Resumo

A escola possui diversos meios de auxiliar na promoção da saúde mental dos jovens. No Brasil, o Programa Saúde na Escola é uma política intersetorial que tem um papel significativo na promoção da saúde dos escolares. Este artigo tem como objetivo refletir sobre a inserção de ações de saúde mental no âmbito escolar. Trata-se de uma reflexão baseada em experiência teórico-prática de pesquisa. Utilizou-se a abordagem qualitativa Sociopoética na prática realizada com adolescentes escolares de uma escola pública de Niterói- RJ, Brasil. A partir da literatura investigada e da experiência de campo foi possível conhecer as principais necessidades e princípios que podem nortear ações intersetoriais para a inclusão da saúde mental no Programa Saúde na Escola. Concluiu-se que a participação social, a valorização da ambiência, a sensibilização e capacitação dos agentes escolares para as questões de saúde mental, o envolvimento com o setor cultural, a participação dos profissionais de saúde da atenção básica e o empoderamento dos escolares são elementos fundamentais para uma política pública de atenção à saúde mental nas escolas.

Palavras-Chave: Adolescente; Serviços de Saúde Escolar; Saúde Mental; Promoção da Saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Claudia Mara de Melo Tavares, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Doutora, Professora Titular. Bolsista de Produtividade em Pesquisa CNPq. Docente do Programa Acadêmico em Ciências do Cuidado em Saúde-PACCS. Universidade Federal Fluminense (UFF). Niterói, RJ, Brasil.

Juliana Tavares e Souza, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Discente da Universidade Federal Fluminense (PIBIC-CNPq).

Linda Nice Gama, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Docente do Curso de Enfermagem da Universidade Federal Fluminense (Doutora em Enfermagem).

Marilei de Melo Tavares, Universidade de Vassouras/Universidade Federal Fluminense (UFF/MPES)

Doutora, Docente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu no Mestrado Profissional em Ensino na Saúde – MPES (UFF). Niterói, RJ, Brasil.

Laís Mariano de Paiva, Universidade Federal Fluminense/PACCS

Doutoranda do Programa Pós-Graduação Ciências e Cuidado em Saúde (PACCS), Curso de Enfermagem da Universidade Federal Fluminense (UFF). Niterói, RJ, Brasil.

José Carlos Carvalho

Docente do Curso de Enfermagem da Universidade do Porto (ESEP), Nursing School of Porto (ESEP), Porto, Portugal.  

Downloads

Publicado

2023-11-23