Assistência Multidisciplinar ao pré-natal na atenção primária com acadêmicos de enfermagem, odontologia e medicina: relato de experiência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21727/rpu.v14iEspecial.4130

Resumo

Introdução: Relatar a experiência de assistência multidisplicinar ao pré-natal na atenção primária com acadêmicos de enfermagem, odontologia e medicina por meio do processo de cuidado continuado. Materiais e Métodos: Trata-se de um estudo descritivo, com abordagem qualitativa, na modalidade de relato de experiência, proveniente da vivência em unidade de saúde da Atenção Primária a partir da análise sobre a assistência multiprofissional no pré-natal. Resultados: A experiência na assistência pré-natal aproxima as áreas de odontologia, medicina e enfermagem com a rotina de atendimento vivenciada na unidade por meio de uma rotatividade envolvendo preceptoria-ensino. Discussão: A garantia de atendimento com qualidade e o estabelecimento de vínculo entre a mulher, estudantes e profissionais de saúde são quesitos importantes para a humanização da assistência e favorecem a adesão e a permanência das gestantes no serviço de atenção ao pré-natal. Considerações Finais: Assim, é imprescindível e necessária a atuação multiprofissional na assistência pré-natal, ainda no âmbito da atenção primaria, com maior resolutividade, efetividade e humanização.

Palavras-Chave: Cuidado Pré-Natal; Atenção Primária à Saúde; Equipe de Saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabiana Ramos Vargas, Universidade Federal Fluminense/MPES

Discente do Programa de Mestrado Profissional em Ensino na Saúde: Formação Docente Interdisciplinar para o SUS (MPES) - da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa (EEAAC), da Universidade Federal Fluminense (UFF). Niterói,RJ, Brasil.

Thiago Nogueira Silva, Universidade Federal Fluminense/PACCS

Discente do Programa de Doutorado Acadêmico em Ciências do Cuidado em Saúde-PACCS. Universidade Federal Fluminense, Niterói, RJ, Brasil.

Marcia Cristina Moccellin, Universidade Federal Fluminense/MPES

Mestra pelo Programa de Mestrado em Ensino na Saúde - MPES, Universidade Federal Fluminense (UFF). Niterói, RJ, Brasil.

Luciana Chagas Duque Estrada, Universidade Federal Fluminense/MPES

Discente do Programa de Mestrado Profissional em Ensino na Saúde - MPES, Universidade Federal Fluminense, UFF, RJ, Brasil.

Samyama Monteiro, Faculdade de Ciências Médicas de Maricá (FACMAR)

Discente do Programa de Doutorado em Sociologia da Universidade Federal Fluminense. Professora do Curso de Enfermagem da FACMAR, Maricá, RJ, Brasil.

Claudia Mara de Melo Tavares, Universidade Federal Fluminense/PACCS/MPES

Doutora, Professora Titular. Bolsista de Produtividade em Pesquisa CNPq. Docente do Programa Acadêmico em Ciências do Cuidado em Saúde-PACCS. Universidade Federal Fluminense (UFF). Niterói, RJ, Brasil.

Marilei de Melo Tavares, Universidade de Vassouras/Universidade Federal Fluminense (UFF/MPES)

Doutora, Docente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu no Mestrado Profissional em Ensino na Saúde – MPES/UFF, Niterói, RJ, Brasil.

Downloads

Publicado

2023-11-23