Práticas do bullying: Implicações para sintomatologia depressiva e insatisfação com imagem corporal em adolescentes
DOI:
https://doi.org/10.21727/rpu.v15i1.4175Resumo
Introdução: O bullying é uma ação violenta que inclui o aparecimento de comportamentos agressivos e intencionais. Em associação a insatisfação com a imagem corporal (IIC) possui fatores que se relacionam com o desenvolvimento de transtornos psiquiátricos nos adolescentes. Objetivo: Avaliar as associações entre experiências de bullying, sintomas depressivos e IIC em adolescentes. Materiais e Métodos: Estudo transversal com amostra de 165 adolescentes brasileiros, por meio de sessões autoaplicáveis questionário sobre: Bullying, Body Shape Questionnaire (BSQ) e Child Depression Inventory (CDI). Resultados: A prevalência de sintomas depressivos entre os adolescentes foi de 32,7%, quanto à insatisfação corporal, 20,6% dos adolescentes apresentaram algum grau de insatisfação. Encontrou-se associação entre experiências de bullying e BSQ tanto para vítimas quanto para agressores, com maior significância estatística para os primeiros. O percentual de vítimas e/ou agressores foi maior entre os adolescentes que apresentavam sintomas depressivos. Discussão: Os resultados indicaram que a prevalência de bullying na amostra coincidiu com a prevalência encontrada na literatura. Os adolescentes que são vítimas do bullying, muitas das vezes não se sentem dentro dos padrões de beleza, deste modo apresentam maior risco para sintomas depressivos e de transtornos alimentares. Considerações finais: Os adolescentes que apresentaram a vitimização do bullying, tiveram sintomas de IIC e sintomas depressivos. Diante disso, a adolescência é uma fase da vida que necessita de maior apoio psicológico e de medidas de prevenção para o bem-estar mental desse público.
Palavras-chave: Bullying; Insatisfação Corporal; Depressão; ADOLEC.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Fernando Cavalcanti de Sá e Benevides Falcão, Alisson Vinicius Santos, Leonilson Oliveira Silva, Tatyana Felix de Souza, Flávia Maria Nassar de Vasconcelos, Tiago Coimbra Costa Pinto, Geraldo Bosco Lindoso Couto, Rosana Christine Cavalcanti Ximenes
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/