Necessidade de cuidados em endometriose – subsídios para atuação do enfermeiro
Resumo
O estudo buscou investigar a Endometriose, relacionando aspectos clínicos e as necessidades de cuidados em enfermagem. Tendo como objetivo relacionar o diagnóstico de enfermagem às necessidades de cuidado das mulheres com endometriose, comparando-o com o diagnóstico médico. Metodologia: pesquisa bibliográfica, de abordagem qualitativa, onde foram utilizadas páginas oficiais da internet e artigos disponibilizados nas bases de dados da LILACS e Scielo, no período de 2007 a 2013. Foram analisados dez (10) artigos. Os resultados mostraram que os estudos têm apontado na direção do diagnóstico e tratamento e na área da enfermagem são poucos. Ainda, há demora do diagnóstico de endometriose que ocorre na maioria das vezes pela dificuldade aos próprios métodos diagnósticos. Concluímos que se faz necessário além do diagnóstico e tratamento, o desenvolvimento de novos estudos relacionados aos cuidados de enfermagem. Em síntese, relacionar o diagnóstico de enfermagem às necessidades de cuidado das mulheres com endometriose é passo fundamental para o fortalecimento da atuação profissional no âmbito do SUS.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/