Conceitos e inter-relações entre a Educação Permanente, Continuada e em Serviço: protocolo de revisão de escopo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21727/rpu.v15i3.4291

Resumo

Introdução: A formação dos profissionais de saúde ainda se encontra muito aquém do necessário, sendo indispensável a implementação de estratégias voltadas à sua qualificação. Contudo, é possível observar que os profissionais possuem dificuldade em diferenciar os conceitos das modalidades de ensino existentes, impactando na sua execução. Assim, a revisão de escopo tem por objetivos mapear a diferença entre os conceitos de Educação Permanente, Educação Continuada e Educação em Serviço apresentados pelos trabalhadores de saúde e analisar as inter-relações dos conceitos mapeados com as práticas educativas implementadas nos serviços do Sistema Único de Saúde. Materiais e Métodos: Protocolo de revisão de escopo segundo metodologia do Joanna Briggs Institute. As estratégias de busca serão aplicadas em sete bases de dados e três catálogos de teses/dissertações, para levantamento da literatura cinzenta. As listas de referências também serão consultadas. Não haverá restrição de idiomas de publicação ou de tipo de estudo, porém o corte temporal será a partir da instituição da Portaria GM/MS nº 198/2004. Dois revisores independentes farão a triagem dos estudos, a extração e análise dos dados. Resultados esperados: Esta revisão prevê identificar as diferenças conceituais entre Educação Permanente, Educação Continuada e Educação Continuada na perspectiva dos trabalhadores da saúde, bem como compreender como esses conceitos se relacionam com as práticas educativas implementadas. Considerações finais: Este estudo poderá contribuir para o planejamento e execução de ações assertivas no que tange a qualificação das atividades profissionais, em busca da redução da negligência, imperícia e imprudência no trabalho em saúde.

Palavras-Chave: Educação Continuada; Educação em Serviço; Educação Permanente; Pessoal de Saúde; Serviços de Saúde; Sistema Único de Saúde.

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Biografia do Autor

Yasmin Saba de Almeida, Universidade Federal Fluminense (UFF)/MPES

Mestre em Ciências do Cuidado em Saúde, Universidade Federal Fluminense, Niterói, RJ, Brasil.

Claudia Bueno de Oliveira do Nascimento, Universidade Federal Fluminense (UFF)/MPES

Mestre em Ensino na Saúde, Universidade Federal Fluminense, Niterói, RJ, Brasil.

Aline de Oliveira Biancamano Sevilha, Universidade Federal Fluminense (UFF)/MPES

Mestranda do Programa Acadêmico em Ciências do Cuidado em Saúde, Universidade Federal Fluminense, Niterói, RJ, Brasil.

Beatriz de Lima Bessa Ballesteros, Universidade Federal Fluminense (UFF)/MPES

Mestre em Ensino na Saúde, Universidade Federal Fluminense, Niterói, RJ, Brasil.

Elaine Antunes Cortez, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Docente do Depto. de Enfermagem Materno-Infantil e Psiquiátrica, Universidade Federal Fluminense, Niterói, RJ, Brasil.

Claudia Maria Messias, Universidade Federal Fluminense (UFF)/MPES

Docente do Depto. de Enfermagem Materno-Infantil e Psiquiátrica, Universidade Federal Fluminense, Niterói, RJ, Brasil.

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Publicado

2024-10-31