Cuidados na inserção do cateter venoso central em recém-nascidos: protocolo de revisão de escopo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21727/rpu.v15i3.4293

Resumo

Objetivo: descrever a sistematização acerca do mapeamento e sintetização as evidências científicas disponíveis em relação aos cuidados adotados por enfermeiros na inserção do cateter venoso central de inserção periférica em recém-nascidos. Metodologia: Trata-se de um protocolo de revisão de escopo, elaborado conforme recomendações do Instituto Joanna Briggs. A busca será realizada nas bases de dados Biblioteca Virtual em Saúde, Excerpta Medica dataBASE, National Library of Medicine, Scientific Electronic Library Online, Scopus e Web of Science, Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior e Google Scholar sem restrição de idioma ou temporal. A seleção dos estudos será realizada por dois revisores independentes e a extração de dados se dará por meio de um formulário construído com base no objetivo deste estudo. Os dados extraídos serão apresentados em diagramas ou tabelas e analisados de forma descritiva e qualitativa. Conclusão: Este protocolo norteará o desenvolvimento do estudo que fará o mapeamento dos cuidados adotados pelos enfermeiros para a inserção do cateter central de inserção periférica em recém-nascidos. Espera que as evidências encontradas possam contribuir para a assistência de qualidade ao recém-nascido.

Palavras-Chave: Cuidados de Enfermagem; Cateterismo Periférico; Cateterismo Venoso Central; Recém-Nascido; Enfermagem Neonatal.

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Biografia do Autor

Milena Gabriele Torrezan, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Discente da graduação de enfermagem, Universidade Estadual de Londrina, PR, Brasil. 

Andressa Ayumi Kuriki Pires, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Discente do Mestrado em enfermagem, Universidade Estadual de Londrina, PR, Brasil.

Juliane Pagliari Araujo, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Discente do Doutorado em enfermagem, Universidade Estadual de Londrina, PR, Brasil.

Adriana Valongo Zani, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Docente do Programa de Pós-graduação de enfermagem, Universidade Estadual de Londrina, Londrina, PR, Brasil.

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Publicado

2024-10-31