A importância da participação do pai no pré-natal
DOI:
https://doi.org/10.21727/rpu.v15iEspecial.4322Resumo
Introdução: a participação do pai durante a gestação é de suma importância para o fortalecimento do vínculo familiar, e para o bem-estar da gestante, podendo o pai ser um ponto de equilíbrio e apoio. O objetivo geral do presente estudo é analisar as evidências disponíveis na literatura sobre a importância do envolvimento do pai durante o período pré-natal. Metodologia: Trata-se de um estudo bibliográfico do tipo revisão integrativa, que se baseia em literaturas estruturadas, obtidas de livros e artigos científicos provenientes de bibliotecas convencionais e virtuais. Análise e discussão dos resultados: Evidenciou-se que a presença do pai durante a gravidez vai além do aspecto emocional e simbólico, tendo impactos tangíveis na saúde física e mental da mãe, demonstrando a redução dos níveis de estresse e ansiedade, capaz de ocasionar uma gestação mais tranquila, contribuindo para o bem-estar geral da mãe. Além disso, a interação precoce entre o pai e o feto influencia positivamente o desenvolvimento cognitivo e emocional da criança desde as fases iniciais da vida intrauterina. Considerações finais: ao reconhecer a importância da participação do pai no período pré-natal, não estamos apenas melhorando o bem-estar das famílias, mas também investindo no desenvolvimento saudável e equilibrado das futuras gerações, visto que a presença e o apoio ativo do pai durante a gravidez são componentes cruciais da jornada da maternidade e da paternidade.
Palavras-chave: Enfermagem; Paternidade; Pré-Natal; Participação.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Matheus Ferreira da Luz Miraglia, Cassiano José de Almeida Pereira, José Carlos do Nascimento, Lilia Marques Simões Rodrigues, Elisângela Nascimento Fernandes Gomes, Mário Luiz Jacobino Ribeiro
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/