O transtorno de ansiedade generalizada em profissionais de Enfermagem que atuam em Centro de Terapia Intensiva
DOI:
https://doi.org/10.21727/rpu.v15iEspecial.4326Resumo
O Transtorno de Ansiedade Generalizada é um transtorno mental caracterizado por preocupação e ansiedade excessivas e crônicas. Compete aos profissionais de enfermagem e interfere na qualidade da assistência prestada. Este estudo se justifica pela relevância de se conhecer sua ocorrência em profissionais de enfermagem que assistem pacientes graves. Objetivou analisar à luz da literatura a ocorrência do Transtorno de Ansiedade Generalizada em profissionais de enfermagem que atuam em Centros de Terapia Intensiva. Revisão integrativa de literatura realizada na Biblioteca Virtual de Saúde e Scientific Electronic Library Online, com os descritores: Unidades de Terapia Intensiva, Enfermagem, Ansiedade. Identificou-se 216 artigos, 04 foram selecionados e compuseram a revisão. Esses artigos relataram alta prevalência de ansiedade em enfermeiros que atuam em CTI. Os fatores ambientais apontados como fatores de risco para o desenvolvimento do transtorno foram: contato direto com pacientes críticos, doenças infectocontagiosas, condições ergonômicas, ruídos, baixas temperaturas, falta de recursos e Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e o contato frequente com a morte. Os fatores relacionados ao ambiente de trabalho foram: sobrecarga, baixa remuneração, conflitos entre a equipe, falta de apoio institucional e rotina exaustiva.
Palavras-Chave: Unidades de Terapia Intensiva; Enfermagem; Ansiedade.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Jaqueline Rodrigues do Nascimento, Sandra Rangel Gonçalves, Sabrina Pereira da Silva, Raquel Nascimento de Almeida, Marcus Vinícius Azevedo de Carvalho, Raphael Dias Mello Pereira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/