Depressão pós-parto e suas implicações para o desmame precoce: uma revisão de literatura
DOI:
https://doi.org/10.21727/rpu.v15iEspecial.4335Resumo
Introdução: A depressão pós-parto causa severa desestabilidade emocional, sentimentos de ansiedade, irritabilidade, manifestações emocionais de fragilidade, entre outros. Em virtude da sua sintomatologia, há a possibilidade de esse quadro influenciar diretamente na relação do binômio mãe e filho, favorecendo a ocorrência de eventos de sofrimento para ambos, inclusive na prática de uma amamentação insuficiente, incorreta ou interrompida precocemente. Objetivos: Analisar como a depressão pós-parto pode impactar para o desmame precoce; descrever a atuação do enfermeiro no puerpério com ênfase na escuta ativa; identificar as intervenções para a puérpera acometida pela depressão pós-parto; propor estratégias de incentivo ao aleitamento materno. Materiais e métodos: Estudo de revisão bibliográfica de caráter integrativo, com aspectos qualitativos exploratórios. Realizou-se uma busca pelos artigos nas seguintes bases de dados: Base de Dados de Enfermagem, Literatura Latino Americana e do Caribe em Ciências da Saúde, Sistema Online de Busca e Análise de Literatura Médica e Scientific Eletronic Library Online, com os seguintes descritores: “Saúde mental”, “Enfermagem”, “Depressão pós-parto”, “Desmame”, “Puerpério”. Resultados: Foram encontrados 345 artigos. Após leitura na íntegra, totalizaram no final 8 artigos selecionados. Discussão: O desmame precoce, os acontecimentos negativos e inesperados durante a amamentação, as alterações no sono do bebê, a repugnância e dor intensa à durante o aleitamento estão associadas ao risco do progresso da DPP. Considerações finais: O estudo evidenciou que fatores biopsicossociais e socioeconômicos se relacionam com a DPP e influenciam para o seu aparecimento, por mais que os autores não declaram com nitidez e transparência a relação causa-efeito do transtorno com o desmame precoce.
Palavras-Chave: Depressão Pós-Parto; Saúde mental; Desmame Precoce; Enfermagem.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Tamires Oliveira De Paula, Elisângela do Nascimento Fernandes Gomes, Jannaína Sther Leite Godinho da Silva, Adiel Queiroz Ricci, Thainá Oliveira Lima
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/