Os Cuidados de Enfermagem diante do Bebê Prematuro
DOI:
https://doi.org/10.21727/rpu.v15iEspecial.4345Resumo
Introdução: A prematuridade é uma das principais e crescentes causas da taxa de mortalidade infantil. Uma das medidas para reduzir os índices de morbidade e mortalidade neonatal é fornecer assistência adequada ao recém-nascido durante e após um parto prematuro inevitável. O objetivo deste trabalho foi desenvolver um estudo sobre os cuidados de enfermagem no atendimento ao bebê prematuro, com o intuito de fornecer subsídios para aprimorar a assistência de enfermagem e promover a saúde e o bem-estar do recém-nascido. Metodologia: Trata-se de uma revisão da literatura, que segundo Oliveira (2010), é a arte da palavra. Resultados e Discussão: No presente estudo, houve predominância de publicações no ano de 2018 e 2021, com 2 publicações cada ano. Por outro lado, em 2020 não houveram publicações relevantes ao estudo visto que os artigos publicados esses anos que foram encontrados não abordavam o tema principal do trabalho e não respondiam as questões levantadas. Em 2019 somente um trabalho foi publicado, assim como em 2022 e 2023. Ao todo foram identificados 7 artigos que se relacionavam com o tema de pesquisa. Nota-se que mesmo sendo um assunto recorrendo em pesquisa, poucos artigos respondias os objetivos estabelecidos pelo trabalho. Conclusão: Diante dos resultados apresentados, torna-se evidente a relevância dos cuidados de enfermagem no contexto do bebê prematuro. A implementação do Método Canguru, por profissionais capacitados, demonstrou impactos positivos na redução da dor durante procedimentos, no controle fisiológico, na promoção da amamentação e no fortalecimento do vínculo entre mãe e bebê.
Palavras-Chave: Enfermagem; Prematuro; Recém-Nascido.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Natalia de Souza Vieira Teixeira Marques, Elisângela do Nascimento Fernandes Gomes, Mario Luiz Jacobino Ribeiro, Jannaína Sther Leite Godinho da Silva, Catia Maria Santos Diogo da Silva, Alessandra da Silva Souza
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/