Contribuição de um laboratório de simulação clínica e treino de habilidades na formação universitária
um relato de experiência
DOI:
https://doi.org/10.21727/rpu.v15i1.4383Resumo
Introdução: A constante necessidade de aprimorar estratégias de ensino na área da saúde levou a uma revolução tecnológica na educação em enfermagem, incorporando tecnologias como aprendizado virtual e simulação. A Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa inaugurou o Laboratório de Simulação Clínica e Habilidades (LabSimH), permitindo que os alunos vivenciem situações simuladas da realidade profissional. O relato de experiência visa avaliar a frequência de uso do LabSimH, identificando períodos de maior demanda para otimizar o uso dos espaços e materiais disponíveis. Materiais e Métodos: Trata-se de um estudo descritivo de relato de experiência, analisando os agendamentos de aulas de abril de 2022 até dezembro de 2023. Resultados e Discussão: As disciplinas Enfermagem em Saúde da Criança III (ESCA) e, posteriormente, Enfermagem em Unidades de Maior Complexidade I foram as que mais utilizaram treinos de habilidades. A distribuição das aulas práticas mostrou variações semestrais, concentrando-se em terças, quartas e quintas. Simulações aumentaram após curso de formação para professores, sendo mais frequentes em Fundamentos em enfermagem-IV, ESCA-III e ESCA-IV. Diversos cenários enriqueceram a experiência dos estudantes, sugerindo avaliação de competências por meio de feedback e instrumentos como a Escala de Satisfação de Estudantes e Autoconfiança. Treinamentos regulares para professores e integração curricular da simulação clínica são recomendados para otimizar benefícios do LabSimH. Considerações Finais: O LabSimH desempenha papel crucial na formação, proporcionando oportunidades contínuas para o desenvolvimento de habilidades. O investimento contínuo contribui para formar profissionais altamente competentes, prontos para oferecer assistência segura e eficaz aos pacientes.
Palavras-chave: Educação em Saúde; Educação em Enfermagem; Tecnologia Educacional; Treinamento por Simulação; Competência Clínica.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Vinicius Triane Dias, Lidiane da Fonseca Moura Louro, Rodrigo Leite Hipólito
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/