Desenvolvimento do Dispositivo de Segurança para Embalagens Plásticas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21727/rpu.v15iEspecial.4385

Resumo

Introdução: As intoxicações exógenas são definidas como manifestações clínicas dos efeitos nocivos à saúde produzidos no organismo vivo, decorrente da ingestão ou não de alguma substância química tóxica para o organismo. As crianças com faixa etária entre zero a quatro anos, são as principais vítimas dessas intoxicações, uma que vez que estão num período de desenvolvimento de habilidades, tendo uma curiosidade relacionada aos objetos ao seu redor. Materiais e métodos: Foi utilizado o SolidWorks® 2013 para desenvolvimento do “Dispositivo de Segurança para Embalagens Plásticas”, elaborado para evitar a abertura acidental do recipiente de produtos químicos de 5 litros. Resultados: O produto é constituído por dois componentes principais: uma trava da base e uma tampa com trava de segurança. Quanto à aplicabilidade, o dispositivo possui simplicidade de manuseio, podendo ser aplicado nas bombonas de 5 litros de capacidade, após o rompimento do lacre. Discussão: Uma busca mundial no banco de patentes analisou cinco produtos com diferentes graus de similaridade usados para fechamento de domissanitários. Entretanto, nenhum tinha a finalidade proposta pelo dispositivo aqui descrito, corroborando sua inventividade. Conclusão: O dispositivo possui caráter inovador, uma vez que pode ajudar na redução das intoxicações por domissanitários.

Palavras-chave: Acidentes; Crianças; Exposição a Produtos Químicos; Intoxicações; Segurança de Dispositivos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renan Lopes Fernandes, Universidade de Vassouras

Discente da Graduação em Medicina - Bolsista FUSVE. Universidade de Vassouras, Vassouras, Rio de Janeiro, Brasil. 

Cristina Fidalgo Affonso Pinheiro, Universidade de Vassouras

Discente do Mestrado em Ciências Aplicadas em Saúde da Universidade de Vassouras, Vassouras, Rio de Janeiro, Brasil. 

Adauri Silveira Rodrigues Junior, Universidade de Vassouras

Docente do Mestrado em Ciências Aplicadas em Saúde da Universidade de Vassouras, Vassouras, Rio de Janeiro, Brasil. 

Eduardo Tavares Lima Trajano, Universidade de Vassouras

Doutor. Docente do Mestrado em Ciências Aplicadas em Saúde da Universidade de Vassouras, Vassouras, Rio de Janeiro, Brasil. 

Maria Cristina Almeida de Souza, Universidade de Vassouras

Doutora. Docente do Curso de Graduação em Medicina e do Mestrado em Ciências Aplicadas em Saúde da Universidade de Vassouras, Vassouras, Rio de Janeiro, Brasil. 

Downloads

Publicado

2024-10-04