Desenvolvimento do Dispositivo de Segurança para Embalagens Plásticas
DOI:
https://doi.org/10.21727/rpu.v15iEspecial.4385Resumo
Introdução: As intoxicações exógenas são definidas como manifestações clínicas dos efeitos nocivos à saúde produzidos no organismo vivo, decorrente da ingestão ou não de alguma substância química tóxica para o organismo. As crianças com faixa etária entre zero a quatro anos, são as principais vítimas dessas intoxicações, uma que vez que estão num período de desenvolvimento de habilidades, tendo uma curiosidade relacionada aos objetos ao seu redor. Materiais e métodos: Foi utilizado o SolidWorks® 2013 para desenvolvimento do “Dispositivo de Segurança para Embalagens Plásticas”, elaborado para evitar a abertura acidental do recipiente de produtos químicos de 5 litros. Resultados: O produto é constituído por dois componentes principais: uma trava da base e uma tampa com trava de segurança. Quanto à aplicabilidade, o dispositivo possui simplicidade de manuseio, podendo ser aplicado nas bombonas de 5 litros de capacidade, após o rompimento do lacre. Discussão: Uma busca mundial no banco de patentes analisou cinco produtos com diferentes graus de similaridade usados para fechamento de domissanitários. Entretanto, nenhum tinha a finalidade proposta pelo dispositivo aqui descrito, corroborando sua inventividade. Conclusão: O dispositivo possui caráter inovador, uma vez que pode ajudar na redução das intoxicações por domissanitários.
Palavras-chave: Acidentes; Crianças; Exposição a Produtos Químicos; Intoxicações; Segurança de Dispositivos.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Renan Lopes Fernandes, Cristina Fidalgo Affonso Pinheiro, Adauri Silveira Rodrigues Junior, Eduardo Tavares Lima Trajano, Maria Cristina Almeida de Souza
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/