Práticas de cuidado da enfermeira no pré-natal sob a ótica de gestantes
DOI:
https://doi.org/10.21727/rpu.v15i3.4386Resumo
Introdução: O presente estudo teve como objetivo descrever as práticas de cuidado das enfermeiras no pré-natal da Saúde da Família. Materiais e métodos: Trata-se de um estudo qualitativo, realizado com 18 gestantes acompanhadas em Unidades de Saúde da Família da zona urbana de um município do interior baiano. Os dados foram coletados por meio da entrevista semiestruturada e analisados com base na técnica de análise de conteúdo, modalidade temática. Resultados e discussão: Os resultados evidenciaram que as práticas de cuidado da enfermeira no pré-natal são norteadas pelo diálogo, orientações e realização de procedimentos técnicos. Também foram identificadas contradições no que se refere ao acesso à marcação de consultas, exames complementares e aos medicamentos relativos ao pré-natal. Considerações finais: Logo, torna-se relevante avaliar a organização dos serviços ofertados no pré-natal, de modo a atender as expectativas, inquietações e anseios das gestantes, que evidenciaram a necessidade da enfermeira realizar sua prática educativa não apenas individual, mas também de forma coletiva.
Palavras-chave: Pré-natal; Enfermagem; Estratégia Saúde da Família; Saúde da Mulher.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Tayná Valasques Santana, Joana Angélica Andrade Dias , Vanda Palmarella Rodrigues, Flavia Pedro dos Anjos Santos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/