Brinquedo Terapêutico como Ferramenta do Cuidado em Pediatria
DOI:
https://doi.org/10.21727/rpu.v15i3.4418Resumo
Introdução: A hospitalização infantil, muitas vezes traumática, envolve a interrupção abrupta da rotina e círculos sociais da criança, além da dor associada à doença. Para atenuar esses impactos, são utilizados recursos terapêuticos lúdicos, como o brincar, e o brinquedo terapêutico, visando proporcionar alívio emocional e criar um ambiente hospitalar mais acolhedor. Objetivo: Compreender, na ótica do acadêmico de enfermagem, o Brinquedo Terapêutico como ferramenta do cuidado a criança hospitalizada. Métodos: Trata – se de um estudo descritivo de abordagem qualitativa. Participaram do estudo 13 acadêmicos de enfermagem, regularmente matriculados na faculdade de enfermagem da Universidade Federal do Pará. A coleta de dados foi realizada através de entrevista semiestruturada, os dados foram interpretados através da análise de conteúdo de Bardin, com o auxílio do software IRAMUTEQ. Resultados e Discussão: A partir da análise de texto e submissão no software Iramuteq, emergiram as seguintes categorias de texto: o brinquedo terapêutico como instrumento do cuidado de enfermagem, a aplicabilidade do brinquedo terapêutico a assistência de enfermagem, os benefícios da utilização do brinquedo terapêutico, permitindo explorar a percepção dos acadêmicos diante a temática do BT. Considerações finais: Os acadêmicos descrevem o brinquedo terapêutico como uma ferramenta essencial no cuidado e compreendem os benefícios que sua utilização traz no contexto da hospitalização pediátrica. A pesquisa destaca sua relevância como um instrumento crucial no cuidado, ressaltando sua aplicabilidade e os benefícios que proporciona ao mesmo tempo em que identifica e analisa as dificuldades associadas a essa abordagem.
Palavras-Chave: Jogos e Brinquedos; Capacitação Profissional; Enfermagem Pediátrica; Assistência Hospitalar.
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