Conhecimento dos pacientes oncológicos sobre o câncer de pênis e seus fatores de riscos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21727/rpu.v15iEspecial.4422

Resumo

Introdução: O câncer de pênis é a neoplasia maligna do sistema urogenital que está diretamente relacionada ao desenvolvimento socioeconômico local. Objetivo: Verificar o conhecimento dos pacientes de um hospital oncológico do Maranhão sobre o câncer de pênis e seus fatores de risco. Método: Trata-se de um estudo prospectivo do tipo descritivo transversal de abordagem quantitativa que foi realizado em um Hospital Estadual de referência em oncologia de São Luís - Maranhão. A coleta dos dados ocorreu entre julho e agosto de 2021 e contou com 100 participantes. Resultados: Observou-se que prevaleceram pacientes na faixa etária de 50 a 69 anos (43%) que trabalham como lavradores (29%). Mais da metade dos pacientes ouviram falar sobre o câncer de pênis (72%). Grande parte dos pacientes demonstraram conhecer os fatores de risco da doença, sendo mais expressivo, as práticas sexuais desprotegidas com diversos parceiros (98%). Quase a metade dos pacientes não utilizam preservativo em suas relações sexuais (46%). Poucos pacientes relataram terem encontrado alterações penianas como feridas, caroços ou sangramento, destes, 40% tratou a manifestação em casa. 57% dos pacientes informaram nunca buscar os serviços de saúde para prevenção de doenças, sendo, desinteresse, o principal motivo (53%). A figura feminina destacou-se como a principal responsável por orientar os homens a buscarem os serviços de saúde (53%), sendo a esposa, a maior responsável (61%). Conclusão: Medidas de educação em saúde para o esclarecimento da população masculina sobre o câncer de pênis e outras temáticas de predominância local podem ser eficazes e necessárias para prevenção de doenças e agravos.

Palavras-Chave: Neoplasias Penianas; Conhecimento; Saúde do Homem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Heleno Leite Martins Junior, Escola de Saúde Pública do Maranhão-ESP-MA

Enfermeiro. Residente em Oncologia. Escola de Saúde Pública do Maranhão-ESP-MA, Brasil.

Daisy Maria Conceição dos Santos, Escola de Saúde Pública do Maranhão-ESP-MA

Docente do Programa de Residência Multiprofissional em Oncologia. Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal do Maranhão, Escola de Saúde Pública do Maranhão-SES-MA.

Jessica Marques da Hora Rocha, Escola de Saúde Pública do Maranhão-ESP-MA

Preceptora do Programa de Residência Multiprofissional em Oncologia. Mestre em Saúde do Adulto pela Universidade Federal do Maranhão, Escola de Saúde Pública do Maranhão-ESP-MA, Brasil.

Joelson dos Santos Almeida, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Enfermeiro. Doutorando em Saúde coletiva pela Universidade Estadual do Ceará - UECE. Mestre em Saúde e ambiente pela Universidade Federal do Maranhão - UFMA. Docente/Tutor da Escola de Saúde Pública do Maranhão/ESP-MA, Brasil.

Downloads

Publicado

2024-10-04