Conhecimento dos pacientes oncológicos sobre o câncer de pênis e seus fatores de riscos
DOI:
https://doi.org/10.21727/rpu.v15iEspecial.4422Resumo
Introdução: O câncer de pênis é a neoplasia maligna do sistema urogenital que está diretamente relacionada ao desenvolvimento socioeconômico local. Objetivo: Verificar o conhecimento dos pacientes de um hospital oncológico do Maranhão sobre o câncer de pênis e seus fatores de risco. Método: Trata-se de um estudo prospectivo do tipo descritivo transversal de abordagem quantitativa que foi realizado em um Hospital Estadual de referência em oncologia de São Luís - Maranhão. A coleta dos dados ocorreu entre julho e agosto de 2021 e contou com 100 participantes. Resultados: Observou-se que prevaleceram pacientes na faixa etária de 50 a 69 anos (43%) que trabalham como lavradores (29%). Mais da metade dos pacientes ouviram falar sobre o câncer de pênis (72%). Grande parte dos pacientes demonstraram conhecer os fatores de risco da doença, sendo mais expressivo, as práticas sexuais desprotegidas com diversos parceiros (98%). Quase a metade dos pacientes não utilizam preservativo em suas relações sexuais (46%). Poucos pacientes relataram terem encontrado alterações penianas como feridas, caroços ou sangramento, destes, 40% tratou a manifestação em casa. 57% dos pacientes informaram nunca buscar os serviços de saúde para prevenção de doenças, sendo, desinteresse, o principal motivo (53%). A figura feminina destacou-se como a principal responsável por orientar os homens a buscarem os serviços de saúde (53%), sendo a esposa, a maior responsável (61%). Conclusão: Medidas de educação em saúde para o esclarecimento da população masculina sobre o câncer de pênis e outras temáticas de predominância local podem ser eficazes e necessárias para prevenção de doenças e agravos.
Palavras-Chave: Neoplasias Penianas; Conhecimento; Saúde do Homem.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Heleno Leite Martins Junior, Jessica Marques da Hora Rocha, Joelson dos Santos Almeida, Daisy Maria Conceição dos Santos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/