Efetividade das intervenções educativas para a alta hospitalar: protocolo de revisão sistemática

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DOI:

https://doi.org/10.21727/rpu.v15i3.4432

Resumo

Objetivo: identificar as evidências cientifica da efetividade das intervenções educativas para a alta hospitalar na redução das readmissões de pessoas maiores de 18 anos em instituições hospitalares públicas e privadas. Método: revisão sistemática da literatura, com inclusão de estudos de observação que avaliem intervenções educativas para a alta hospitalar na redução das readmissões. A pesquisa será abrangente em base de dados, em todas as línguas e delimitação temporal. As descrições metodológicas de revisão sistemática serão seguidas em sua totalidade. Busca-se encontrar estudos com resultados que demonstrem efetividade das intervenções educativas para a alta hospitalar na redução das readmissões de pessoas maiores de 18 anos em instituições hospitalares. Este estudo encontra-se registrado na Plataforma International Prospective Register of Systematic Reviews sob protocolo número CRD42023453168 e encontra-se em andamento.

Palavras-chave: Alta do Paciente; Revisão Sistemática; Educação em Saúde; Fluxo de Trabalho; Readmissão do Paciente.

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Biografia do Autor

Ariane Sabina Stieven, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Discente do Curso de Doutorado em Enfermagem, Universidade Estadual de Londrina, Londrina, Paraná, Brasil. 

Maria do Carmo Fernandez Lourenco Haddad, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Docente do Curso de Doutorado em Enfermagem, Universidade Estadual de Londrina, Londrina, Paraná, Brasil. 

Tatiana da Silva Melo Malaquias, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Docente do Curso de Enfermagem, Universidade Estadual do Centro Oeste, Guarapuava, Paraná, Brasil.

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Publicado

2024-10-31