Nível de informação sobre Saúde Bucal de Educadores de comunidades em situação de vulnerabilidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21727/rpu.v15i3.4457

Resumo

A educação em saúde é relevante estratégia para a promoção da saúde e para a prevenção de doenças bucais. Neste processo, professores da educação básica atuam como importantes aliados para divulgar e estimular hábitos saudáveis na rotina de crianças e adolescentes. Este estudo teve por objetivo descrever o nível de informação sobre saúde bucal de educadores de comunidades em situação de vulnerabilidade na cidade do Rio de Janeiro/RJ. Tratou-se de estudo descritivo realizado por meio de questionários com 38 educadores de uma Organização Não Governamental que atua nas comunidades do Pavão-Pavãozinho e Cantagalo. Verificou-se que a maioria dos profissionais possuía informações sobre saúde bucal. Contudo, foram observadas lacunas em conhecimentos sobre aleitamento materno, aleitamento e saúde bucal, dieta e saúde bucal, biofilme dental e mecanismo de ação dos açúcares na cárie dentária. O estudo apontou necessidade de aprimoramentos no nível de informação dos educadores sobre saúde bucal. A realização de ações de educação continuada e de educação permanente poderá contribuir na disseminação de saberes e práticas sobre saúde bucal na comunidade escolar.     

Palavras-Chave: Saúde Bucal; Educação em Saúde; Vulnerabilidade Social; Acesso à informação; Docentes; Estudantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luana Batista Nunes, Instituto Estadual de Hematologia Arthur de Siqueira Calvacanti (HEMORIO)

Cirurgiã-dentista (UFF), residente em Hematologia e Hemoterapia (Hemorio) e pós-graduanda em Saúde Pública com ênfase em Saúde da Família (IBMR). Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil. 

Amanda Marques Silva , Faculdade Metropolitana

Cirurgiã-dentista pela FOUFF, Pós-Graduação em Radiologia e Imaginologia Odontológica, Faculdade Metropolitana, Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil.

Amanda Fonseca dos Santos, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Cirurgiã-dentista pela FOUFF, Universidade Federal Fluminense, Niterói, Rio de Janeiro, Brasil.

Deison Alencar Lucietto, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Doutor em Saúde Pública (ENSP/FIOCRUZ), Professor Adjunto do Departamento de Saúde e Sociedade,  Instituto de Saúde Coletiva (UFF). Universidade Federal Fluminense, Niterói, RJ, Brasil.

Marcos Antônio Albuquerque de Senna, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Doutor em Odontologia Social (UFF), Professor Titular do Departamento de Saúde e Sociedade,  Instituto de Saúde Coletiva (UFF). Universidade Federal Fluminense, Niterói, RJ, Brasil.

Michelle Cecille Bandeira Teixeira, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Doutora em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva (PPGBIOS), Professora Adjunta do Departamento de Saúde e Sociedade,  Instituto de Saúde Coletiva (UFF). Universidade Federal Fluminense, Niterói, RJ, Brasil.

Downloads

Publicado

2024-10-31