Nível de informação sobre Saúde Bucal de Educadores de comunidades em situação de vulnerabilidade
DOI:
https://doi.org/10.21727/rpu.v15i3.4457Resumo
A educação em saúde é relevante estratégia para a promoção da saúde e para a prevenção de doenças bucais. Neste processo, professores da educação básica atuam como importantes aliados para divulgar e estimular hábitos saudáveis na rotina de crianças e adolescentes. Este estudo teve por objetivo descrever o nível de informação sobre saúde bucal de educadores de comunidades em situação de vulnerabilidade na cidade do Rio de Janeiro/RJ. Tratou-se de estudo descritivo realizado por meio de questionários com 38 educadores de uma Organização Não Governamental que atua nas comunidades do Pavão-Pavãozinho e Cantagalo. Verificou-se que a maioria dos profissionais possuía informações sobre saúde bucal. Contudo, foram observadas lacunas em conhecimentos sobre aleitamento materno, aleitamento e saúde bucal, dieta e saúde bucal, biofilme dental e mecanismo de ação dos açúcares na cárie dentária. O estudo apontou necessidade de aprimoramentos no nível de informação dos educadores sobre saúde bucal. A realização de ações de educação continuada e de educação permanente poderá contribuir na disseminação de saberes e práticas sobre saúde bucal na comunidade escolar.
Palavras-Chave: Saúde Bucal; Educação em Saúde; Vulnerabilidade Social; Acesso à informação; Docentes; Estudantes.
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Copyright (c) 2024 Luana Batista Nunes, Amanda Marques Silva , Amanda Fonseca dos Santos, Deison Alencar Lucietto, Marcos Antônio Albuquerque de Senna, Michelle Cecille Bandeira Teixeira
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