Emoções, autoconhecimento e inteligência emocional de profissionais de saúde na assistência direta intensiva a COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.21727/rpu.v15i3.4458Resumo
Introdução: Trata-se de estudo de abordagem qualitativa, inspirado na abordagem metodológica da Sociopoética, cujo objetivo geral foi conhecer as emoções vivenciadas pelos profissionais de saúde da linha de frente no enfrentamento da COVID-19 de um hospital universitário/RJ, indicando caminhos para o autoconhecimento e inteligência emocional. Materiais e Métodos: Participaram 35 profissionais de saúde que prestaram assistência a pacientes com diagnóstico COVID-19 positivo, no CTI da unidade mencionada. A produção dos dados ocorreu por: entrevistas semiestruturadas e oficina em grupo, ambas por meio de plataformas digitais. Dados tratados por Análise de Conteúdo de Bardin. Pesquisa aprovada no CEP EEAN/HESFA e HUCFF/UFRJ. Resultados e Discussão: medo, preocupação, pesar, tristeza, alívio, gratidão foram as emoções e características de emoções principais. Principais manejos: conexão com a espiritualidade e lazer. Evidências de inteligência emocional: identificar um propósito no trabalho, praticar o autoconhecimento. Considerações finais: grande aprendizado vivido no período, mesmo tendo emergido majoritariamente emoções negativas. Observou-se construção e fortalecimento da inteligência emocional para lidar melhor com as situações, sobretudo as difíceis. Criou-se produto cartilha sobre a construção da inteligência emocional.
Palavras-chave: Emoções Manifestas; Pessoal de Saúde, Saúde Mental; Enfermagem, COVID-19.
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