Emoções, autoconhecimento e inteligência emocional de profissionais de saúde na assistência direta intensiva a COVID-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21727/rpu.v15i3.4458

Resumo

Introdução: Trata-se de estudo de abordagem qualitativa, inspirado na abordagem metodológica da Sociopoética, cujo objetivo geral foi conhecer as emoções vivenciadas pelos profissionais de saúde da linha de frente no enfrentamento da COVID-19 de um hospital universitário/RJ, indicando caminhos para o autoconhecimento e inteligência emocional. Materiais e Métodos: Participaram 35 profissionais de saúde que prestaram assistência a pacientes com diagnóstico COVID-19 positivo, no CTI da unidade mencionada. A produção dos dados ocorreu por: entrevistas semiestruturadas e oficina em grupo, ambas por meio de plataformas digitais. Dados tratados por Análise de Conteúdo de Bardin. Pesquisa aprovada no CEP EEAN/HESFA e HUCFF/UFRJ.  Resultados e Discussão: medo, preocupação, pesar, tristeza,  alívio, gratidão foram as emoções e características de emoções principais. Principais manejos: conexão com a espiritualidade e lazer. Evidências de inteligência emocional: identificar um propósito no trabalho, praticar o autoconhecimento. Considerações finais:  grande aprendizado vivido no período, mesmo tendo emergido majoritariamente emoções negativas. Observou-se construção e fortalecimento da inteligência emocional para lidar melhor com as situações, sobretudo as difíceis. Criou-se produto cartilha sobre a construção da inteligência emocional.  

Palavras-chave: Emoções Manifestas; Pessoal de Saúde, Saúde Mental; Enfermagem, COVID-19.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Beatriz Soares da Silva, Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Mental do Instituto Municipal Philippe Pinel / Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro

Enfermeira, residente.

Paula Isabella Marujo Nunes Fonseca, UFRJ

Possui graduação em Enfermagem (UFRJ, 2007). Pós Graduação em Gestão em Saúde (ENSP/FIOCRUZ), Psiquiatria e Saúde Mental (UFRJ), Licenciatura Plena (Faculdade de Educação/UFRJ), Curso Avançado em Coordenação de Transplantes (Universidad de Barcelona). Mestre e Doutora pela Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa (UFF), com período de Doutorado Sandwish realizado na Escola Superior de Enfermagem do Porto (ESEP), no Porto, Portugal. Professora Adjunto I do Departamento Médico Cirúrgico, da Escola De Enfermagem Anna Nery, da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Coordenadora do Projeto de Extensão ExpressArtes. Membro participante dos Núcleos de Pesquisas Ensino, Criatividade e Cuidado em Saúde e Enfermagem (NUPECCSE/EEAC/UFF). Tem experiência na área de Enfermagem: em Saúde Mental, em Educação, com ênfase na produção de pesquisas em Saúde Mental (emoções, arte,e cultura) e em Transplantes. 

Juliana Semião de Melo, Escola de Enfermagem Anna Nery, da Universidade Federal do Rio de Janeiro

Graduanda de Enfermagem

Bruna Diana Monteiro Torres da Silva, Escola de Enfermagem Anna Nery, da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Graduanda de Enfermagem

Evellin Adriane Oliveira Farias, Escola de Enfermagem Anna Nery, da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Graduanda de Enfermagem

Larissa Marques Tavares, Escola de Enfermagem Anna Nery, da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Graduanda de Enfermagem

Downloads

Publicado

2024-10-31