Autoestima e coping espiritual - religioso de mulheres com câncer de mama: análise reflexiva
DOI:
https://doi.org/10.21727/rpu.v15i3.4638Resumo
Introdução: o câncer de mama, sendo a segunda maior causa de mortalidade global, representa um desafio significativo para a saúde pública, com o diagnóstico precoce sendo crucial para melhores prognósticos. Diante dos múltiplos sintomas e desafios biopsicossociais enfrentados por mulheres em tratamento, incluindo o impacto na autoestima e a adoção de estratégias de coping espiritual-religioso, este estudo busca investigar a interação desses construtos na experiência das pacientes. Materiais e Métodos: utilizaram-se os descritores “Adaptation, Psychologica”, “Self Concept”, “Breast Neoplasms”, e as palavras-chaves “Breast Cancer”, “Spiritual Coping - Religious”, “Self-Esteem”, nos idiomas português, inglês e espanhol. Resultados: o Câncer de mama impacta as múltiplas dimensões da vida da mulher, podendo afetar a autoestima dessas mulheres, e consequentemente, acarretando prejuízos à qualidade de vida. Aponta-se ainda, que o coping espiritual - religioso nas mulheres que vivenciam o câncer de mama, pode variar, sendo que, quando o coping é negativo, também se relaciona à perda da qualidade de vida. Conclusão: frente ao impacto do câncer de mama desde seu diagnostico as múltiplas dimensões da vida da mulher, destaca-se a importância da autoestima elevada e do coping espiritual - religiosos positivos para mulheres com câncer de mama.
Palavras-Chave: Neoplasias da Mama; Autoimagem; Adaptação Psicológica; Qualidade de Vida.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 João Vitor Andrade, Rafael Guimarães Bonifácio, Juliana Cristina Martins de Souza, Fábio de Souza Terra
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/