Repercussões das cicatrizes de queimaduras em crianças: protocolo de revisão de escopo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21727/rpu.v15i3.4659

Resumo

Introdução: O presente protocolo tem como objetivo descrever a sistematização do desenvolvimento de uma revisão de escopo que terá como objetivo sintetizar as produções cientifica sobre as repercussões das cicatrizes de queimaduras em crianças. Material e métodos: Será fundamentado pela metodologia proposta pelo Joanna Briggs Institute no Manual for Evidence Synthesis e recomendações do Preferred Reporting Items for Systematic and Meta-Analyses - Extension for Scoping Reviews. A pergunta de revisão foi elaborada conforme o acrônimo PCC: Quais as evidências científicas sobre as repercussões de cicatrizes (conceito) em crianças que sofreram queimaduras (população)? A busca pelos registros será conduzida nas principais bases de dados de ciências da saúde Medical Literature Analysis and Retrievel System Online, Web of Science, Scopus, Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde, Embase, Psycinfo, repositórios de dados da literatura cinzenta catálogo de teses e dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior e Google Acadêmico. Para a seleção, procederá a leitura de título e resumo seguida pela leitura na íntegra com aplicação dos critérios de inclusão por uma dupla de pesquisadores e se houver divergências um terceiro pesquisador será consultado. Resultados: Os dados serão extraídos por um instrumento elaborado pelos pesquisadores. Os resultados serão apresentados em quadros. Considerações finais: Espera-se com essa revisão encontrar evidências que possibilitem a melhor compreensão sobre as repercussões das cicatrizes de queimaduras em crianças visto ser um dos principais períodos que ocorre o estirão do crescimento e do desenvolvimento humano.

Palavras-Chave: Criança; Cicatriz; Queimaduras; Crescimento e Desenvolvimento; Qualidade de Vida; Revisão de Escopo.

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Biografia do Autor

Francieli Ferreira de Andrade Batista, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Discente do Doutorado em Enfermagem da Universidade Estadual de Londrina, Londrina, Paraná, Brasil. 

Natacha Bolorino, Universidade Positivo

Docente do Curso de Enfermagem da Universidade Positivo - Campus Londrina, Londrina, Paraná, Brasil.

Elisângela Flauzino Zampar, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Doutora em Enfermagem pela Universidade Estadual de Londrina, Londrina, Paraná, Brasil.

Rosângela Aparecida Pimenta, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Docente do Departamento de Enfermagem da Universidade Estadual de Londrina, Londrina, Paraná, Brasil.

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Publicado

2024-10-31