Fanzines como aliados na Educação Interdisciplinar em Saúde para Crianças e Adolescentes com Diabetes Mellitus tipo 1

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21727/rpu.v15i3.4668

Resumo

O Diabetes Mellitus Tipo 1 é uma doença endócrino-metabólica de maior incidência em crianças e adolescentes com um custo elevado para o sistema público de saúde, sobretudo em pacientes com mau controle metabólico. A educação em saúde interdisciplinar desempenha um papel fundamental no manejo eficaz do diabetes nesse grupo etário, capacitando-os e suas famílias com conhecimentos essenciais sobre dieta, monitoramento glicêmico e estilo de vida saudável.  Nesse sentido, o presente estudo terá como objetivo geral propor a construção de um Fanzine, em colaboração com a equipe multidisciplinar, no contexto de um ambulatório hospitalar, visando a proposição de uma estratégia de educação em saúde destinada a crianças e adolescentes com Diabetes Mellitus tipo 1 e como objetivos específicos identificar os temas mais relevantes relacionados à educação em saúde com crianças, adolescentes com diabetes mellitus tipo 1 e seus familiares; apresentar o Fanzine como uma tecnologia educacional com possibilidade de uso na educação em saúde com crianças e adolescentes com Diabetes Mellitus tipo 1; e construir um Fanzine, em colaboração com a equipe multidisciplinar, no contexto de um serviço ambulatorial de um hospital pediátrico. Trata-se de um estudo descritivo com abordagem qualitativa, que tem como cenário o Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira  da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Os participantes da pesquisa serão profissionais do ambulatório de Diabetes do  Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira  que realizam educação em saúde com crianças, adolescentes com Diabetes Mellitus tipo 1 junto aos seus familiares e/ou cuidadores. A produção de dados será por meio de grupo focal e os dados passaram por análise temática de conteúdo.

Palavras-Chave: Diabetes Mellitus tipo 1; Educação em Saúde; Crianças e Adolescentes; Equipe Multidisciplinar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rejane Eleuterio Ferreira, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Doutora, Professora do Departamento de Metodologia da Enfermagem, da Escola de Enfermagem Anna Nery/Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). RJ, Brasil. 

Juliana Caroline Ferreira dos Santos, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Docente do Departamento de Enfermagem Médico Cirúrgica (DEMC), da Escola de Enfermagem Anna Nery, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). RJ, Brasil.

Verônica Pinheiro Viana, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Doutora em Enfermagem. Escola de Enfermagem Anna Nery, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). RJ, Brasil.

Downloads

Publicado

2024-10-31