Fanzines como aliados na Educação Interdisciplinar em Saúde para Crianças e Adolescentes com Diabetes Mellitus tipo 1
DOI:
https://doi.org/10.21727/rpu.v15i3.4668Resumo
O Diabetes Mellitus Tipo 1 é uma doença endócrino-metabólica de maior incidência em crianças e adolescentes com um custo elevado para o sistema público de saúde, sobretudo em pacientes com mau controle metabólico. A educação em saúde interdisciplinar desempenha um papel fundamental no manejo eficaz do diabetes nesse grupo etário, capacitando-os e suas famílias com conhecimentos essenciais sobre dieta, monitoramento glicêmico e estilo de vida saudável. Nesse sentido, o presente estudo terá como objetivo geral propor a construção de um Fanzine, em colaboração com a equipe multidisciplinar, no contexto de um ambulatório hospitalar, visando a proposição de uma estratégia de educação em saúde destinada a crianças e adolescentes com Diabetes Mellitus tipo 1 e como objetivos específicos identificar os temas mais relevantes relacionados à educação em saúde com crianças, adolescentes com diabetes mellitus tipo 1 e seus familiares; apresentar o Fanzine como uma tecnologia educacional com possibilidade de uso na educação em saúde com crianças e adolescentes com Diabetes Mellitus tipo 1; e construir um Fanzine, em colaboração com a equipe multidisciplinar, no contexto de um serviço ambulatorial de um hospital pediátrico. Trata-se de um estudo descritivo com abordagem qualitativa, que tem como cenário o Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Os participantes da pesquisa serão profissionais do ambulatório de Diabetes do Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira que realizam educação em saúde com crianças, adolescentes com Diabetes Mellitus tipo 1 junto aos seus familiares e/ou cuidadores. A produção de dados será por meio de grupo focal e os dados passaram por análise temática de conteúdo.
Palavras-Chave: Diabetes Mellitus tipo 1; Educação em Saúde; Crianças e Adolescentes; Equipe Multidisciplinar.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Rejane Eleuterio Ferreira, Verônica Pinheiro Viana, Juliana Caroline Ferreira dos Santos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/