Uso de aplicativo para smartphone no ensino de urgência e emergência: relato de experiência
DOI:
https://doi.org/10.21727/rpu.v15iEspecial.4693Resumo
Introdução: Tendo em vista que acidentes podem acontecer em qualquer cenário, hospitalar ou extra hospitalar, o uso de aplicativos (App) tem surgido como metodologia de ensino para o manejo básico de situações de urgência e emergência (UE). Objetivo: relatar a experiência com a utilização de um App para smartphone na socialização de informações sobre condutas em determinadas situações de UE. Nesse sentido, é imprescindível difundir esse tipo de tecnologia para potencializar o preparo da população em relação às diversas urgências e emergências. Metodologia: o App “APP EMERGENCY UNIVASSOURAS”, contempla as situações de UE de maior prevalência, como parada cardiorrespiratória, crise convulsiva, obstrução de vias aéreas e síncope. Produto do Mestrado Profissional de Ciências Aplicadas em Saúde da Univassouras, o App disponibiliza também um vídeo instrucional com as medidas indicadas para cada uma das situações de UE. Conclusões: o App tem o potencial de contribuir para a execução de manobras que irão ser importantes no contexto emergencial, garantido maior habilidade para a população enfrentar situações de risco a vida que podem ocorrer no dia a dia.
Palavras-chave: Aplicativos Móveis; Educação em Saúde; Primeiros Socorros
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Igor Matheus Silvestre de Oliveira, Dácia Silva Soares, Ester Silva Gonçalves de Lacerda, Maria Cristina de Almeida Souza, Juliana Profilo Sampaio
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/