Metilfenidato para tratamento de Crianças e Adolescentes com TDAH
DOI:
https://doi.org/10.21727/rpu.v15i3.4767Resumo
O transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) é uma condição neuropsiquiátrica mais comumente diagnosticada em crianças e adolescentes, normalmente caracterizada por desafios de aprendizagem e concentração em idade escolar, e que, uma vez sem tratamento, pode perdurar até a vida adulta. O Metilfenidato (MPH), é um fármaco psicoestimulante, considerado a opção terapêutica de primeira linha para pacientes a partir de 6 anos de idade, responsável por atuar diretamente na melhora dos sintomas de hiperatividade, desatenção e impulsividade. Através das análises de estudos obtidos a partir da busca por trabalhos prévios nas bases de dados PubMed e Portal Regional da BVS, e a seleção de 25 artigos científicos que se adequaram aos parâmetros do estudo, foi demonstrado que o MPH confere eficácia, segurança e tolerância para essa faixa etária. Em complemento, o estudo aborda também a terapia comportamental como padrão para crianças menores de 6 anos, posto que este grupo não se adequa à eficácia prevista pelo MPH. Contudo conclui-se que o MPH possuie criterios suficientes para se enquadrar como tratamento de escolha do TDAH em crianças e adolescentes.
Palavras-Chave: Metilfenidato; TDAH; Crianças.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Lucas Zappa Monte Lima Silveira, Mirelli Katzuk de Carvalho Rocha, Anna Clara Martinelli de Souza, Gabriela de Oliveira Cunha, Tatiana Mara dos Santos Azevedo Grunewald, Barbara da Silva Soares Telles
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/