Reificação na saúde: impedimento para uma visão humanizada no sistema de saúde

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21727/rpu.v15i3.4805

Resumo

Introdução: este artigo pretende compreender a percepção dos acadêmicos de enfermagem sobre a reificação na saúde e suas consequências no contexto da humanização do Sistema Único de Saúde. Método: foi realizado estudo qualitativo fenomenológico com base na fenomenologia de Maurice Merleau-Ponty. Assim, foram realizadas 30 entrevistas fenomenológicas para compreender as percepções de acadêmicos de enfermagem do 8º e 9º períodos de graduação de uma universidade federal brasileira. Resultados e Discussão: obtiveram-se três categorias que se referem à percepção do graduando de enfermagem acerca das implicações e exemplos da reificação, e nove unidades de significado, onde se escolheu uma para análise nesta pesquisa: o comprometimento da humanização. Nesta unidade de significado, compreendeu-se que os acadêmicos identificam a reificação enquanto fenômeno engessador, mecanizador e promotor de ações desumanizadoras. Considerações Finais: por se tratar de um fenômeno que prejudica as relações sociais e gera afastamento entre os sujeitos, principalmente no contexto saúde, é preciso atentar-se à reificação como um aspecto importante para o ensino, pesquisa e formulação das ações em saúde.

Palavras-chave: Reificação; Estudantes de Enfermagem; Percepção; Humanização da Assistência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucas Soares Diniz Pinto, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Universidade Federal Fluminense. Niterói, Rio de Janeiro, Brasil. 

Rose Mary Costa Rosa Andrade Silva, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Doutora. Professora, Orientadora de Mestrado e Doutorado. Universidade Federal Fluminense. Niterói, Rio de Janeiro, Brasil. 

Eliane Ramos Pereira, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Doutora. Professora, Orientadora de Mestrado e Doutorado. Universidade Federal Fluminense. Niterói, Rio de Janeiro, Brasil. 

Verônica Bessa de Paulo de Moura, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Universidade Federal Fluminense. Niterói, Rio de Janeiro, Brasil.

Downloads

Publicado

2024-10-31