A Importância da Metodologia Lean Healthcare para a Qualidade da Assistência nas Emergências

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21727/rpu.v15iEspecial.4878

Resumo

A alta demanda por serviços de atendimento de urgência e emergência e as deficiências nos processos de trabalho podem contribuir para a superlotação das emergências. A metodologia Lean Healthcare permite mapear a cadeia de valor, identificar o valor dos processos e destacar as atividades que não o geram, através da adoção de recursos pelas organizações para atuarem diretamente no que agrega valor na percepção do usuário. O objetivo deste estudo foi avaliar se a utilização da metodologia Lean Healthcare poderia ser uma estratégia para promover a qualidade no setor de urgência e emergência das unidades da Rede de Urgência e Emergência de um município do Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Os dados foram coletados por meio de questionário estruturado aplicado antes e após a Oficina Lean Healthcare, utilizando Team-Based Learning, no qual os profissionais identificaram os principais nós críticos nos processos de trabalho. Ao analisar os resultados foi possível observar que os líderes já possuíam um nível de conhecimento sobre Lean Healthcare, sendo aprofundado após a oficina. Os principais nós críticos identificados foram: falta de compreensão da metodologia Lean Healthcare pelas equipes, fraca gestão de recursos, sobrecarga de trabalho e falta de integração entre os setores. Portanto, pode-se concluir que a metodologia Lean Healthcare é uma ferramenta eficaz para promover a qualidade na saúde devido à sua estratégia de identificar nós críticos nos diferentes processos de trabalho.

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Biografia do Autor

Juliana Nogueira dos Santos, Universidade Federal Fluminense (UFF)/MPES

Programa de Mestrado Profissional em Ensino na Saúde – MPES. Universidade Federal Fluminense, Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa – EEAAC, Niterói, RJ, Brasil.

Ranieri Carvalho Camuzi, Universidade Federal Fluminense (UFF)/MPES

Docente. Programa de Mestrado Profissional em Ensino na Saúde – MPES. Universidade Federal Fluminense, Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa – EEAAC, Niterói, Rio de Janeiro, Brasil. 

Benedito Carlos Cordeiro, Universidade Federal Fluminense (UFF)/MPES

Docente.Programa de Mestrado Profissional em Ensino na Saúde – MPES. Universidade Federal Fluminense, Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa – EEAAC, Niterói, Rio de Janeiro, Brasil. 

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Publicado

2024-10-04