A SAE e seus efeitos positivos para o trabalho do enfermeiro: revi-são de literatura
Palavras-chave:
Enfermagem, SAE, Diagnóstico de enfermagem,Resumo
A pesquisa tem por objetivo descrever os efeitos positivos da utilização do processo de Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) para o enfermeiro, e identificar as implicações que impeçam a realização do mesmo. Foi realizada uma revisão integrativa, sendo encontrados 57 artigos a partir dos critérios de inclusão supracitados. Nas bases de dados foram encontrados 33 artigos, sendo 07 no LILACS, 11 n MEDILINE, 06 na IBECS e 09 no Google scholar. Apenas 10 artigos atenderam aos critérios de inclusão previamente estabelecidos pelo estudo. Os resultados do estudo demonstraram que apesar da existência dos diversos formulários, que tem como finalidade facilitar a implementação da SAE, há dificuldade por parte dos enfermeiros para sua operacionalização, embora todas as etapas de SAE, como: histórico, diagnóstico, prescrição, evolução e anotação de enfermagem, sejam realizadas . Verificou-se que ocorre o preenchimento, com maior frequência da prescrição, seguido do histórico e com menor frequência da evolução e diagnóstico de enfermagem. Constatou-se que a implementação da SAE ocorre de forma ainda bastante fragmentada, o que indica a necessidade de reorganização dessa metodologia por meio da analise dos instrumentos utilizados e, sobretudo, por meio de investimento na educação permanente dos enfermeiros, para a qualificação da assistência ao cliente.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/