O alcoolismo: consequências da doença no contexto familiar
Palavras-chave:
Enfermagem, Alcoolismo, Família,Resumo
Este estudo tem por objetivo investigar como a família reage diante de um membro alcoolista; verificar quais as consequências psicológicas derivadas do convívio com um doente alcoólatra e examinar quais as possibilidades de intervenções da enfermagem. Trata-se de uma revisão de literatura na qual foram utilizados artigos científicos referentes ao assunto, publicados entre os anos de 2005 e 2011. Os artigos foram selecionados dentre aqueles que estavam disponíveis na base Scielo, Bireme e Google Acadêmico. Verificou-se que o alcoolismo é uma doença e um problema grave de saúde pública, que alem de causar danos ao dependente, tem repercussões profundas sobre a família. Após a leitura dos textos, emergiram três temáticas centrais que são chamadas “categorias”. Os temas emergentes no estudo foram: “família”, “alcoolismo”, e “alcoolismo e suas consequências nas relações familiares”. Conclui-se que o alcoolismo é uma doença grave, com repercussões psicossociais profundas, tanto para o alcoolista quanto para os membros da família. Embora cada membro da família possa ter seu próprio artifício de lidar com o alcoolismo em sua vida, a família como um todo sofre as consequências da doença. Deixando claro, portanto, que além de considerar a família como foco de cuidado, é necessária uma análise profunda desse cuidado sobre cada membro da família, já que cada membro vivencia de forma diferenciada tal situação.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/