O papel do enfermeiro perante a dor do paciente oncológico – um estudo de revisão
Palavras-chave:
Enfermagem, Dor, Enfermagem Oncológica,Resumo
A dor é um dos sintomas que frequentemente afeta o doente oncológico no Brasil. O profissional de enfermagem que cuida de um paciente oncológico convive diariamente, com questões delicadas; muitas vezes ligadas à morte, dor, sofrimento, tratamentos longos, e demais situações desgastantes. Esse estudo tem por objetivo compreender qual o papel do enfermeiro perante a dor do paciente oncológico. A metodologia do estudo foi de uma análise documental. Foram selecionados, sete (7) artigos, seguindo os critérios de inclusão: estar publicado em um dos periódicos encontrados para o estudo; estar o artigo disponível na íntegra no banco de dados online em português e apresentar o descritor “Enfermagem”; “Dor”, “Enfermagem Oncológica”. Os resultados, quanto à caracterização dos artigos selecionados, a partir do estudo qualitativo de implementação da Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE), como sendo a melhor proposta apresentada para uma adequada avaliação da dor. Por incluir registro apropriado e, consequentemente, produzir melhores resultados quanto ao manejo da dor, de forma que foi possível atrelar os conhecimentos dos profissionais de enfermagem sobre a mesma. A partir da análise dos artigos consultados sobre a temática, foi possível identificar que o conhecimento da enfermagem precisa avançar para que o manejo dessa situação se dê de forma satisfatória. Em síntese, compreendemos ser necessário um melhor preparo do profissional de enfermagem para o cuidado prestado a pacientes com dor Oncológica, a fim de lhe proporcionar uma qualidade de assistência adequada.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/