O profissional de saúde diante do processo de negligência infantil
Palavras-chave:
Enfermagem, Negligência Infantil, Profissional de Saúde,Resumo
O presente estudo teve como objeto a atuação do profissional de saúde frente ao processo de negligência infantil e como objetivo a descrição das dificuldades que os profissionais de saúde encontram no processo de identificação dos casos de negligência. Foi escolhida a abordagem descritiva com enfoque qualitativo, englobando 10 sujeitos com a distribuição de questionários contendo 10 perguntas abertas para a coleta de dados. Os resultados demonstraram que o profissional de saúde possui grandes dificuldades em identificar a negligência infantil, mesmo quando intencional, até a comunicação junto aos pais ou responsáveis da criança. Sobretudo, em relação à notificação aos órgãos competentes, que se faz necessário em situações de suspeita ou confirmação de negligência infantil. Com o estudo foi possível ainda identificar que a devida orientação aos pais ou responsáveis, assim com a busca de sempre notificar esses casos às autoridades competentes é um fator importante que contribui para a diminuição dos casos de negligência infantil. Conclui-se que a negligência infantil é um importante problema de saúde e os profissionais de saúde devem estar preparados para identificar e atuar adequadamente sobre os casos tanto suspeitos quanto confirmados de maus tratos.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/