Revisão bibliográfica acerca dos benefícios do Método Mãe-Can-guru
Palavras-chave:
Método Mãe Canguru, Enfermagem, Mãe,Resumo
O presente estudo teve como objetivos identificar e descrever nas produções científicas existentes, os benefícios do Método Mãe-Canguru e a atenção humanizada ao recém-nascido de baixo peso. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de cunho bibliográfico, onde foi concentrada a análise de produções científicas acerca da aplicação do Método Mãe-Canguru (MMC). Foi uma pesquisa do tipo análise documental, a partir da Biblioteca Virtual da Saúde (BVS), onde foram encontradas 14 produções científicas relacionadas com a temática em questão. Para seleção, foram utilizados os seguintes critérios de inclusão: ser artigo escrito por pelo menos um profissional enfermeiro, estar disponível na íntegra, no idioma português, com marco temporal entre 2003 e 2011, resultando assim, em 07 produções científicas. A pesquisa possibilitou a análise dos resultados onde o método Mãe-canguru aponta inúmeras vantagens quanto à eficácia, segurança e aplicabilidade, pois o mesmo proporciona o maior contato mãe e bebê, o favorecimento ao aleitamento materno exclusivo e contribui para o desenvolvimento fisiológico do recém-nascido. Concluímos que este estudo evidenciou que o MMC permite humanização da assistência ao RNPT e ao RNBP, a aproximação entre mãe e filho, a redução do tempo de internação hospitalar, e consequentemente, o abatimento dos custos gerados por essa assistência. Assim o MMC traz Benefícios que são de interesse de Saúde Pública e que permeiam a qualidade de vida..Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/