Integração entre a periodontia e dentística para otimização de um tratamento estético
Palavras-chave:
Odontologia. Periodontia. Tratamento estéticoResumo
O clareamento dental é um dos tratamentos estéticos mais realizados na odontologia atualmente. A sua aplicação tem como principal finalidade a obtenção de uma cor mais clara dos dentes naturais do paciente. Neste trabalho é relatado o caso clínico em que uma paciente, gênero feminino, 17 anos de idade, que apresentou-se à clínica do Curso de Odontologia da USS com intenção de melhorar, esteticamente, o sorriso. Foi proposto à paciente uma cirurgia periodontal estética do tipo gengivectomia e posterior clareamento dental pela técnica caseira, supervisionada pelo dentista. Utilizou-se o Peróxido de Hidrogênio a 4%, 2 horas por dia, durante um período de 21 dias, iniciando-se o clareamento pela arcada superior. Concluiu-se que a gengivectomia, previamente ao tratamento clareador, foi importante para estabelecer uma proporção ideal entre os dentes ântero-superiores; foi efetivo para obter uma cor mais clara; não houve relato de sensibilidade dental durante o tratamentoDownloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/