Promoção da Saúde Mental dos Acadêmicos de Enfermagem

Autores

  • Alessandra Gonçalo da Silva Oliveira
  • Beatriz Folly Ribas
  • Tatiane Glicerio Marinho
  • Thayná Victorio Costa Cavalcanti
  • Elaine Antunes Cortez
  • Virgínia Faria Damásio Dutra
  • Kellin Velasco de Almeida Braga

Palavras-chave:

Saúde mental, Estudantes de enfermagem, Promoção da saúde

Resumo

Este artigo têm os objetivos de descrever a experiência enquanto estudantes de enfermagem e bolsistas do projeto de extensão da UFF intitulado “Promoção da saúde mental dos estudantes de enfermagem” e analisar a influência das atividades realizadas na promoção da saúde mental dos estudantes. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que abordou a problemática desenhada a partir de métodos descritivos e exploratórios. Participaram do projeto estudantes de graduação de enfermagem do Estado do Rio de Janeiro, no período de abril de 2015 a janeiro de 2016. Nesse período aconteceram dois grupos, participando no total 30 alunos de instituições públicas e privadas do curso de graduação de Enfermagem. A experiência de participar do projeto de extensão foi muito enriquecedora e através dos relatos e participação dos alunos, percebe-se que a saúde mental dos mesmos foi promovida por meio das atividades/ dinâmicas realizadas neste projeto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Esperidião E, Munari DB. Holismo só na teoria: a trama de sentimentos do acadêmico de enfermagem sobre sua formação. Revista da Escola de Enfermagem USP. 2004; 38(3):332-40

Monteiro CFS, Freitas JFM, Ribeiro AAP. Estresse no cotidiano acadêmico: O olhar dos alunos de enfermagem da Universidade Federal do Piauí. Escola Anna Nery Revista de Enfermagem. 2007;11(1):66-72.

Haeser LM, Buchele F, Brzozowski FS. Considerações sobre a autonomia e a promoção da saúde. Revista de saúde coletiva. 2012;22(2):606-609.

Barroso P. Religião, heteronomia e ética da intersubjectividade. Annual International Interdisciplinary Conference. 2013;(1):201-203.

Martins LAN. Saúde mental dos profissionais de saúde – Revista Brasileira Medicina e Trabalho. 2003; 1(1);56-68.

Igue EA, Bariani ICD, Milanesi PVB. Vivência acadêmica e expectativas de universitários ingressantes e concluintes. Pontifícia Universidade Católica de Campinas. 2008;13(2):156-157.

Oliveira PA. Música e arteterapia como recurso terapêutico nas dificuldades de aprendizagem e desenvolvimento humano. Construção psicopedagogica. 2013;21(22):113-117.

Correio Brasilienze. Visualizado em: <http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/ciencia-e-saude/2014/01/28/interna_ciencia_saude,409955/estudo-revela-que-morar-perto-da-natureza-melhora-a-saude-fisica-e-mental.shtml>. 2014. Acesso em 28 de dezembro 2015.

Minayo MCS. Qualidade de vida e valores existenciais. Ciências e saúde coletiva. 2013;18(7):51-57.

Secretaria de saúde. Paraná. Visualizado em: <http://www.saude.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo. php?conteudo=105> 2015. Acesso em: 27 de dezembro de 2015.

Rodrigues V. Arte contemporânea e Jung. Visualizado em: http://www.ijep.com.br/index.php?sec=artigos&id=200&ref=arte-contemporanea-e-jung

Capela R. Riso e bom humor que promovem a saúde. Revista Simbio-Logias. 2011;46(3): 186-217.

Shinohara NKS, Martins C, Oliveira KKG, Padilha MRF, Pinto IMA. O bolo Souza Leão: Pernambuco dos sabores culturais. Revista de Comportamento, Cultura e Sociedade. 2013;2(1):60-74.

Tavares CMM, Branchat MA, Conceição S, Silva B, Knust R. Therapeutical activities as technologies of caring in mental health. Online Brazilian Journal of Nursing. 2002;1(2):10-4.

Lopes DMMS. Modalidades lingüísticas: O relacionamento do locutor com seu enunciado nas receitas culinárias. Anais do 14º congresso da Universidade Federal do Piauí. 2012.

Junqueira MFR, Ribeiro MF. A viagem do relaxamento – Técnicas de relaxamento e dinâmicas. Editora UCG.2006;1(1):47.

Coleta, J. A. D. Coleta, M. F. D. Felicidade, bem-estar subjetivo e comportamento acadêmico de estudantes universitários. Psicologia em estudo. 2006:534-539.

Gouveia VV, Sousa DMF, Fonseca PN, Gouveia RSV, Gomes AIASB, Rodrigues RC. Valores, metas de realização e desempenho acadêmico: proposta de modelo explicativo. Revista Semestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional. 2010;14(2): 324-331.

Luiz DM, Jorge TCA, Matrca MVC. Cantando junto, por saúde e cidadania no Acre: o canto coral do IFAC em Sena Madureira. Revista acadêmica de música. 2015; 1(32):422-438.

Downloads

Publicado

2016-12-16