Os aspectos emocionais da família da criança com câncer: o acolhi-mento como intervenção de enfermagem
Resumo
Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa, do tipo exploratória e bibliográfica. O objeto deste foram os aspectos emocionais da família da criança portadora de câncer. A justificativa se ancora no fato do familiar/cuidador da criança com câncer ser protagonista do tratamento e por esse motivo sofrer diretamente com os fatores estressantes que envolvem o diagnóstico e o tratamento do câncer pediátrico. Os objetivos são: identificar por meio de uma revisão de literatura os aspectos emocionais que permeiam a família da criança portadora de câncer; caracterizar os aspectos emocionais da família; apontar os cuidados de enfermagem no acolhimento aos familiares das crianças portadoras de câncer. Como resultado ao triar os descritores, com recorte temporal de 2003 a 2013 foram encontrados 11 artigos na BVS que abordavam o envolvimento da família no cuidado a criança com câncer. Foi elaborado como produto um instrumento de apoio para enfermagem utilizar no acolhimento a família. Como conclusão compreende-se que os aspectos psicológicos que permeiam a família da criança portadora de câncer devem ser considerados pela equipe de enfermagem, e o acolhimento as suas queixas e angústias deve ser priorizado como parte do tratamento da criançaDownloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/