Saúde da família: a prática de cuidados da enfermeira na atenção primária à saúde
Resumo
O presente estudo teve como objetivo identificar as atividades que o enfermeiro da Estratégia de Saúde da Família (ESF) desenvolve e analisar as respostas caracterizando as suas ações frente ao tempo e ao previsto nas diretrizes da ESF, do município de Vassouras, onde foi realizado o estudo. A coleta foi realizada no período de agosto e setembro de 2014. A pesquisa tem uma abordagem qualitativa, um estudo descritivo, exploratório. O estudo se constituiu de 10 enfermeiros da ESF. Utilizamos um instrumento com roteiro para observação estruturada não participante e questionário. Para o desenvolvimento da pesquisa foi respeitado os aspectos éticos legais previstos na Resolução Nº 466, de 12 de dezembro de 2012 e aprovação pelo Comitê de Ética e Pesquisa da instituição proponente. Foi utilizada a análise de conteúdo de Bardin, que se aplica a discursos diversificados, comparando as ações desenvolvidas com as propostas pelo Ministério da Saúde, podendo assim compreender a prática e o modo de trabalho dos enfermeiros frente nas Estratégias de Saúde da Família. Concluímos, que a ações desenvolvidas na Estratégia de Saúde da Família, estão divididas em duas categorias as quais foram denominadas de Atividades Gerenciais e Atividades Assistenciais.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/