Análise da abordagem pedagógica acerca da Sistematização da As-sistência de Enfermagem nas disciplinas da graduação
Resumo
A Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) é uma metodologia para organizar e sistematizar o cuidado com bases nos princípios do método científico. Possibilita uma melhor qualidade no cuidado, proporciona ao enfermeiro maior autonomia e contribui para que a profissão ganhe cada vez mais cientificidade. Esta revisão tem como objetivo, descrever uma análise da abordagem pedagógica dessa temática nas disciplinas de graduação, identificando as potencialidades e as fragilidades no ensino da SAE. Trata-se de uma revisão bibliográfica integrativa. O método utilizado no estudo é o qualitativo. Pesquisou-se na base de dados LILACS e SCIELO no período de julho a agosto de 2014, utilizando os seguintes descritores: Graduação, Enfermagem e Processo de enfermagem. Quanto aos resultados o estudo aponta para as dificuldades dos discentes e docentes no processo de ensino-aprendizagem da SAE, propondo soluções. Podemos concluir que a SAE traz reconhecimento social e visibilidade profissional à enfermagem. Porém para que essa prática seja implantada com êxito, é necessário que os profissionais estejam capacitados. É imprescindível que o enfermeiro deixe a graduação não somente com mais conhecimentos sobre o assunto, mas que possa ser capaz de colocá-la em prática de forma integral, através do raciocínio crítico.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/