As unidades psiquiátricas nos hospitais gerais e a influência do en-fermeiro neste contexto
Resumo
Na transição do antigo modelo Psiquiátrico para a Nova Reforma Psiquiátrica, muitas foram as mudanças na percepção da doença mental, na participação do cuidado da enfermagem e integração do novo modelo a sociedade. Neste contexto, a Unidade de Internação em Hospital Psiquiátrico Geral (UIHPG) representa um serviço substitutivo ao manicômio. Objetivos: Caracterizar as unidades psiquiátricas em hospital geral e analisar a influencia do enfermeiro nas unidades psiquiátricas em hospital geral. Métodos: Estudo de abordagem qualitativa do tipo descrito, através de revisão Bibliográfica de artigos compreendidos entre os anos de 2009 á 2014, na base de dados SCIELO e BIREME. Resultados: Foram analisados dez artigos, na temática Reforma Psiquiátrica, Unidades Psiquiátricas Gerais e Enfermeiro, onde se observou a trajetória da Psiquiatria no Brasil até a aprovação da Nova Reforma Psiquiátrica e a realização do trabalho da enfermagem frente a nova visão de modelo de tratamento em psiquiatria. Conclusão: Concluiu-se que há necessidade da implantação de programas locais de capacitação em saúde mental e sensibilização dos profissionais de enfermagem quanto aos cuidados a tal clientela.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/