Soluções de limpeza hospitalar: uma revisão integrativa
Resumo
O presente estudo apresenta uma revisão integrativa dos trabalhos publicados sobre as soluções de limpeza utilizadas na desinfecção do microambiente hospitalar, com o objetivo de verificar como a temática vem sendo abordada e a produção de enfermeiros nessa área. A coleta de dados foi realizada no mês de agosto de 2014, par¬tir de fontes primárias e secundárias nos bancos de dados, SCIELO, LILACS, BDENF e BVS. Os descritores utilizados foram enfermagem; infecção; limpeza; controle de infecções; produtos, em diferentes associações. Foram utilizados artigos na íntegra, publicados em português e espanhol e excluídos do estudo, artigos em que só se disponibilizam o resumo, além daqueles que apresentaram duplicidade entre as associações das palavras-chave, artigos sobre odontologia, estética e medicina veterinária e texto sem elemento relevante ao escopo do estudo. A obtenção dos dados foi feita mediante aplicação de um instrumento de coleta de dados previamente definido. Foram encontrados 08 (oito) artigos com variações entre os anos de 1998 a 2013. Percebeu-se com a pesquisa o pouco interesse dos profissionais enfermeiros(%) em pesquisar o tema em questão, devido a escassez de artigos encontrados relacionados com o tema. Observou-se que os profissionais das áreas de odontologia, estética e medicina veterinária se preocupam e pesquisam sobre a questão limpeza e desinfecção devido a grande quantidade (%) de trabalhos encontrados durante a pesquisa.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/