Frenectomia labial como primeiro procedimento para a correção de diastema interincisivo - relato de um caso clínico
Resumo
A frenectomia labial é a correção cirúrgica da hipertrofia dos freios fisiológicos presentes na cavidade bucal, que limitam a mobilidade labial; pode ser superior, inferior e lingual, sendo o freio uma faixa de tecido que pode, ou não, estar relacionado ao diastema mediano; possui tecido conjuntivo coberto por epitélio e contém uma quantidade variável de tecido fibroso; seu tamanho pode variar e não pode ser denominado como músculo ou ligamento. Essa membrana mucosa conecta o lábio e o processo alveolar na linha média da maxila. Em alguns casos mais severos, pode causar retração gengival, diastemas, limitação dos movimentos labiais, dificuldades de higienização e insatisfação estética para o paciente. Histologicamente, é formado por tecido conjuntivo denso e fibras elásticas. Entretanto a presença de fibras musculares no freio ainda é contraditória; muitos casos a resolução é fisiológica, causada pela acomodação dos tecidos e não sendo considerada a sua correção cirúrgica até a erupção completa dos dentes permanentes anteriores. Esse trabalho tem por finalidade relatar um caso clínico em que o paciente apresentava diastema inter-incisivo com hipertrofia de freio labial. Diante disso, foi proposta a realização de uma frenectomia labial superior pela técnica do pinçamento duplo, para que a remoção deste tecido contribuísse positivamente para o sucesso do tratamento. A atuação interdisciplinar foi imprescindível para finalização do caso. Conclui-se com isso que a atuação multidisciplinar na odontologia atual é uma ferramenta essencial para uma satisfatória reabilitação bucal.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/