O que é preciso saber sobre doença periodontal?
Resumo
No meio odontológico, sabe-se da prevalência mundial da doença periodontal, principalmente em adultos. Esta infecção bacteriana, que envolve os tecidos que circundam os dentes, é a maior responsável por perdas dentárias. Devido à falta de informação da população sobre o assunto, há necessidade de orientar melhor as pessoas a identificarem os principais sinais clínicos relacionados ao diagnóstico das doenças periodontais e, conseqüentemente, a buscarem o tratamento adequado o mais imediato possível. Assim, foi confeccionado pelos alunos do 2º período de odontologia da Universidade Severino Sombra, um folheto educativo com figuras ilustrativas do periodonto normal (saudável) com suas estruturas e do periodonto doente (gengivite até periodontite). Além disso, um conteúdo explicativo sobre o que se entende por doença periodontal, sua causa, fatores de risco, evolução da doença; o tratamento e a prevenção também se encontram inseridos. Os esclarecimentos contidos são de suma importância, principalmente, para que os pacientes entendam desde o início a instalação, desenvolvimento e progressão das doenças periodontais e se sintam motivados para um maior cuidado com sua higiene bucal, mais particularmente com controle do biofilme dental. A ausência de dor e o fato dos primeiros sinais clínicos envolvidos não serem identificados pela maioria de seus portadores fazem com que esta condição seja negligenciada (muito diferente da cárie dentária) até que sinais da doença avançada, tais como mobilidade dentária e abscessos estejam presentes, aumentando a severidade da doença e piorando o prognóstico da mesma. Assim sendo, faz-se necessário divulgar todas essas informações ao maior número de pessoas e reforçar a relevância da imprescindibilidade das visitas regulares ao cirurgião dentista, que pode, através do exame clínico e radiográfico diagnosticar, prevenir e tratar prontamente a referida infecção, devolvendo conforto, função, bem estar e principalmente saúde aos pacientes.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/